Hard Techno, ou Hardcore Techno, é uma subvertente que surgiu quando o Techno foi exportado dos Estados Unidos para a Europa e absorveu referências Hardcores na Bélgica, Holanda e Alemanha.
Assim como o Metal está pro Rock, o estilo é uma versão muito mais acelerada, distorcida e sombria do Techno, e desde que surgiu na década de 90, foi se disseminando aos poucos pela Europa.
O Hardcore vem se desenvolvendo no Velho Continente desde meados dos anos 70, com artistas como SPK, Foetus, e principalmente Cabaret Voltaire, e é um estilo transgressivo e provocativo.
O nome Cabaret Voltaire, inclusive, veio de uma taberna em Zurique que promovia frentes artísticas experimentais como o dadaísmo, que tem tudo a ver com a banda e com o Hardcore em si.
Nos anos 80 passou pelas mãos do grupo Belga de música eletrônica conhecido como Front 242, que nomeou o estilo como EBM – Eletronic Body Music, numa sonoridade com vocais agressivos, que posteriormente viriam a ser mesclados com o Acid House e Techno, onde o Hard Techno começaria a ganhar forma.
Já nos anos 90 pode se dizer que o Hard Techno como conhecemos nasceu, devido a faixa “We Have Arrived”, do DJ e Produtor Marc Trauner, lançada nos anos 90, que foi provavelmente a primeira faixa do estilo, juntando todas as referências e história anterior que vinha se construindo no Hardcore.
Logo o Hard Techno viria a se popularizar, se tornando febre por toda a Europa. Thunderdome, Masters of Hardcore, Hellraiser e Earthquake são algumas das famosas raves que se especializaram e focaram exclusivamente no estilo, o promovendo ainda mais.
Apesar de ter entrado em queda durante alguns anos, o Hard Techno hoje volta a se popularizar e tomar as pistas, com grandes descobertas e talentos do Techno se destacando.
Além disso, as gravadoras de Techno estão promovendo ainda mais o subgênero, como exemplo da DSR Digital e Mad Made, com várias faixas de Hard Techno se destacando na plataforma Beatport.
Curiosidade: O Hard Techno tem uma dança própria chamada Hakkuh, onde o príncipio é mover os braços e cabeça em direções e movimentos aleatórios. A parte boa é que é qualquer um consegue dançar, mesmo que não tenha gingado.
Você já tinha parado para ouvir Hard Techno? Vai dar uma chance pro estilo e conhecê-lo mais? Conta pra gente e compartilha com quem curte o underground!