vibez-indica-entrevista-dj-produtor-vallent
vibez-indica-entrevista-dj-produtor-vallent

#VibezIndica: Vallent

Luis Felipe Fialho Valente é do Rio de Janeiro e é o nome por trás do projeto Vallent. Passeando pelo underground, Vallent carrega consigo uma extensa bagagem musical, com passagem por bandas e outro projeto na cena eletrônica. Leia a matéria e conheça mais sobre a história toda neste #VibezIndica!

O que te influenciou a entrar no universo da música eletrônica?

Vallent: Iniciei a carreira musical tocando piano e guitarra. Fui guitarrista de bandas de Rock e cai literalmente de paraquedas no mundo da música eletrônica, quando fui convidado a tocar no MPA (música para alienígenas), um dos primeiros Live de PsyTrance do Brasil, como guitarrista. 

A partir daí não parei mais. Em 2008 me mudei para Londres e montei o Natema que foi o primeiro projeto brasileiro a entrar no Top #3 Overall no Beatport. Viajei vários países como Bulgária, México, Ucrânia, Holanda entre outros.

Você fez algum curso para aprender a produzir ou foi na base da força de vontade, com tutoriais de youtube e dicas de amigos?

Vallent: Tive a oportunidade de aprender com um dos precursores da música eletrônica no país. O Fluorenzo me ensinou a produzir, na época no Cubase e depois no Ableton live, em troca eu ensinei música a ele. Em 2008 me mudei para Londres onde trabalhei na Play Records Studios e como Técnico de Som na Up All Night London, depois fui para Rotterdam fazer curso de mixagem e masterização. Hoje em dia tenho um canal no Youtube onde dou dicas de Produção Musical, vale a pena conferir aqui.

Como e quando surgiu?

Vallent: O Vallent surgiu em 2018 depois de anos tocando como Natema e definindo um estilo que eu amo que é o Melódic Techno, Trance e Progressive House. Como o estilo não cabia no projeto eu decidi seguir carreira solo.

Referências musicais e artistas que te inspiram?

Vallent: Amo música em geral, porém minhas formações são música clássica, Blues e Heavy Metal. Gosto muito do Astrix e Infected Mushroom, como guitarrista a minha maior inspiração é o Steve Vai e Joe Satriani. Bandas como Iron Maiden e Helloween nas quais fui cover durante 4 anos. Atualmente escuto muito Monolink e Hannes Bieger.

Como você definiria o som que você produz?

Vallent: Uma mistura de Techno Melódico com Progressive House e Trance.

Como funciona seu processo criativo?

Vallent: Eu faço música até dormindo. Não tem hora certa. Às vezes pego o violão e começo uma melodia, às vezes vou direto para o estúdio e abro o Ableton Live, as vezes começo compondo alguma letra ou no piano.

Qual o seu setup de produção?

Vallent: Ableton Live 9 e 10 (prefiro o 9), Korg Minilogue, Placa de Som Focusrite, 2 guitarras (Fender Strat, Ibanez), Mic MXL V69, Monitores Adam A7x, Macbook Pro e alguns pedais.

Durante seu set, é possível ouvir quais tipos de músicas?

Vallent: O meu set é uma viagem emocionante. Gosto de variar o BPM. As vezes começando em 122 a 130 BPM. Gosto de passear entre as vertentes do Techno Melódico e Progressive House. Sempre toco Sets inteiramente autorais.

Cite algo que você ama na música eletrônica:

Vallent: Eu conheci a música eletrônica tocando em rave então pra mim música eletrônica é natureza, arte, música e dança com amigos, pessoas felizes e prestativas. Quando os produtores se preocupam em colocar um soundsystem de qualidade é possível sentir as vibrações da música e se entregar totalmente a ela, podendo te elevar e fazer com que você esqueça de todos os problemas da vida.

Indique suas duas produções próprias favoritas:

Vallent: Uma delas é uma collab muito especial com o Zac, Korvo & Vallent – Voodoo. E a outra também com o meu amigo Korvo – Mystic Soul (composição minha e com a minha voz).

Quais são outros 3 artistas brasileiros que se assemelham ao seu estilo de produção e a galera precisa ficar de olho?

Vallent: Com certeza o Korvo, Pzilio e Morttagua

Tem alguma novidade extra ou algo que o público deva saber de você?

Vallent: Bem, esse ano eu lancei o meu curso de produção musical online, Vallent Masterclass no Hotmart, ainda estou lançando uma nova Label voltada para Livestreaming, produção de conteúdo e impulsionamento de carreira artística chamada Magic Key com meus 2 amigos e alunos Allfred e Massive Jump. 

Também lancei outro selo (DISTRACTION) em sociedade com o meu amigo Peitora de Londres, na qual já temos algumas músicas lançadas em Collab e muito mais por vir. Tenho mais de 100 tracks prontas e vários lançamentos programados até março de 2021. Aguardem as bombas!!

CONTINUE CONECTADO COM O VALLENT POR AÍ: INSTAGRAM | SPOTIFY | SOUNDCLOUD