img eletrovibez eric prydz saiba tudo
img eletrovibez eric prydz saiba tudo

#WikiVibez: Eric Prydz, o produtor mais versátil da cena eletrônica

Pryda, Cirez D, Sheridan, Dirty Funker, Moo, A & P Project, Axer, Hardform, Dukes of Sluca, Groove System, TOnjA Holma ou somente Eric Prydz. Nesta WikiVibez você vai descobrir um pouco mais sobre esse gênio da música eletrônica.

Eric Prydz é natural da Suécia, nascido em 1976, e está na cena eletrônica à extensos 15 anos. Prydz entrou nesse universo em meados dos anos 80, iniciando com a composição de músicas aos 9 anos. Sem muita ambição e apenas com o intuito de produzir música eletrônica de qualidade, Eric criou para si um estilo sonoro único ao longo de sua carreira!

Aficionado pela produção musical, independente da vertente, Prydz é considerado o camaleão da música eletrônica devido aos inúmeros projetos criados para lançar suas diferentes produções como Moo, Sheridan, o Axer em parceria com o sueco Axwell, A&P com Steve Angello entre outros.

O notório Cirez D, seu projeto de techno, teve seu lançamento oficial em 2003. Apesar de ter 15 anos produzindo sobre esse ‘alias’, são poucas as apresentações em festivais sob esse codinome, ficando assim como um projeto mais específico para a produção de tracks do gênero, como as mais aclamadas “On Off”, “Tomorrow” e “Diamond Girl”. Mas vale destacar a sua mais recente apresentação feita ao lado do também monstro do Techno, Adam Beyer, na SOHO Miami:

Prydz viu a sua carreira estourar em 2004 com o lançamento da sua icônica track “Call On Me”, que foi construída sobre a música “Valerie” de 1987 de Steve Winwood e regravada com novos vocais do mesmo cantor, que acompanhada de seu vídeo clipe inspirado em aulas de ginástica dos anos 80, conquistou os corações dos amantes da dance music, porém foi muito criticado pela mídia por ter um cunho muito sexista.

Nesse mesmo ano ele deu início a um de seus projetos mais famosos, o Pryda, com a proposta de se manter fiel ao progressive house. Uma das tracks que deu notoriedade ao projeto, foi a “Proper Education” que tem como vocal o clássico do Pink Floyd “Another Brick In The Wall”.

Eric Prydz não parou por aí e lançou um de seus maiores sucessos em 2008, “Pjanoo”, que apesar de ter sido feita em 1996, só foi lançada após a popularização da track divulgada por uma fã no YouTube (tragam um Oscar para essa pessoa).

Em 2011, com o auge da Tomorrowland, a sua track “Mirage” lançada através do ‘alias’ Pryda e se tornou parte da trilha sonora do festival, dando assim mais destaque aos seus lançamentos do ano: “Juletider”, “With Me” e “Niton”.

Nos anos seguintes, Pryda continuou a lançar muitas obras aclamadas pelos apreciadores de progressive, sendo algumas delas a track “Allein”, do álbum “Eric Prydz presents Pryda”, além de “Power Drive”, “Layers” e “Rotonda”.

Em 2015 Prydz divulgou a icônica track de 9 minutos, intitulada “Opus”, e que logo no ano seguinte veio a ser o nome de seu primeiro álbum de estúdio. Lançado em 2016, o álbum contou com 19 tracks cuidadosamente produzidas, perfeitas para ouvir no volume máximo do fone, com destaque para as tracks já lançadas em anos anteriores, como: “Every Day“, “Liberate“, “Generate” e, claro, a própria obra de arte, “Opus”.

Também em 2016, motivado pela história de um fã em fase terminal de câncer, que tinha o sonho de ver o ídolo tocar uma última vez antes de partir, Prydz e sua equipe, organizaram um show de última hora em Los Angeles para realizar o sonho do fã, mas que infelizmente não conseguiu aguentar até a data. O show aconteceu, mas não foi em vão, pois todos os 60.000 dólares arrecadados, foram doados para uma instituição de câncer e, além disso, Pryda criou a track “Lillo”, em homenagem ao fã! 😢 Ouça e sinta a vibe emocionante:

Em 2017 lançou o seu projeto TOnjA Holma, com um EP de 4 tracks e, recentemente, em 2018, divulgou seu mais novo EP, com também 4 tracks, sob o projeto Pryda. Ouça aqui:

Além de todos esses projetos, Eric coleciona também muitas gravadoras como a Pryda Recordings, Pryda Friends, e a Mouseville Records, mais focada em lançamentos de techno e tech-house.

Outro fator de destaque da carreira desse mestre, além de suas incríveis músicas, são as produções de seus shows. Desde 2011, Prydz vem inovando na construção de seus cenários, que prezam muito pela a experiência visual do expectador, fazendo total sinergia entre a música executada e o show visual de lasers e projeções.

A primeira vez que apresentou sua série de shows intitulada EPIC, foi no consagrado club Printworks, em Londres, em 2011, onde que consistia em um cubo de lasers totalmente sincronizados com a música, e que de track em track, proporcionavam uma viagem tridimensional com as formas projetadas.

Daí em diante a apresentação foi tendo melhorias, chegando até o EPIC 5.0, seu mais novo projeto visual inaugurado em 2018 e intitulado como HOLO, que como o próprio nome indica, consiste em incríveis projeções de holograma, proporcionando uma experiência única vivenciada apenas em shows ao vivo do mito Eric Prydz.

Em 2018, Prydz retorna para uma temporada de shows exclusivos no mais recente club de Ibiza, o Hï Ibiza, que promete muitas vibez com seu novo show imersivo, HOLO! Eric Prydz é a prova viva de que a música eletrônica não precisa de barreiras, bem assim como o seu progressivo, ora techno ora house, não precisa de limitações.

Eric Prydz Facts:

  • Antes da formação oficial do Swedish House Mafia no final de 2008, o trio frequentemente tocava shows com o colega sueco DJ Eric Prydz. Se juntava a eles para alguns shows. Prydz decidiu então não se juntar mais ao grupo, descrevendo a si mesmo como um “maníaco pelo controle” no estúdio, que não suporta a colaboração, mesmo com amigos íntimos;
  • Em 2013, Prydz fez um set histórico de 2 horas no BBC Radio1 Essential Mix, que depois foi eleito o Essential Mix do ano;
  • Eric Prydz possui um catálogo imenso de tracks próprias e remixes ainda não lançados;
  • Em 2016, Prydz tocou em formato de B2B com Deadmau5, em uma apresentação única na Tomorrowland da Bélgica, levando o público ao deleite;
  • Por muito tempo, o medo de viajar de avião impediu que Eric Prydz realizasse muitos shows pelo mundo afora. O medo ainda existe, mas ele já vem conseguindo realizar muitas viagens!

ACOMPANHE O ERIC PRYDZ POR AÍ:
FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER