#WikiVibez: Kaskade, o produtor que representa o lado positivo da Dance Music!

Written by on 6 de março de 2019

O compositor, produtor e indicado diversas vezes ao Grammy, Ryan Raddon ou, melhor dizendo, Kaskade, hoje pode ser considerado um titã no mundo da dance music, nasceu em 1971 em Chicago e começou sua carreira em meados de 2001!

Antes de iniciar como produtor, durante um tempo, ele operou uma gravadora local em Chicago, chamada Mechanized Records, mas viu uma nova oportunidade ao se mudar para São Francisco em 2000, onde começou a trabalhar como assistente da gravadora Om Records e selecionador de artistas para repertório. Sua primeira produção foi a música “What I Say“, lançada em 2003 juntamente com seu primeiro álbum intitulado como “It’s You, It’s Me”, pela mesma gravadora que o acolheu. Naquela época, o som do DJ girava em torno de um som mais ambiente, deep e chill out.

Entre o período de 2004 a 2007 ele lançou 3 álbuns, ”In The Moment”,  “Love Mysterious” e “Here & Now”, respectivamente, e assinou com a Ultra Records. Mas foi somente em 2008 que a sua sonoridade puxada para o progressive house tomou conta das principais pistas do mundo, com o lançamento do álbum “Strobelite Seduction”, com as tracks “Move For Me” e “I Remember” em parceria com Deadmau5, além da “Angel On My Shoulder” e “Step One Two”.

Dois anos após o estrondoso sucesso de seu 5˚ álbum, em 2010 Kaskade lançou o álbum “Dynasty”, seguindo a linha progressiva de hits como “Only You” com colaboração de Tiësto, “Don’t Stop Dancing” com o suíço EDX.

Mas foi no ano seguinte, em 2011, que o Ryan viu a sua carreira entrar em uma ascensão ainda maior, com o lançamento do álbum “Fire & Ice” e os singles “Eyes”, “Turn It Down”, “Room For Happiness” com Skylar Grey e “Lick It” com Skrillex. Neste mesmo ano Kaskade realizou uma tour especial de carnaval por Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, deu palestra no Rio Music Conference (atual BRMC), e tocou na terceira edição da Skol Sensation Brasil, ao lado de Above & Beyond e Sander van Doorn.

Em 2013, lançou seu single “Atmosphere” juntamente de seu 7˚ álbum intitulado com o mesmo nome do single, ambos conseguiram duas indicações ao Grammy naquele mesmo ano. O álbum contou também com a música “Last Chance” que virou um hino entre os amantes do som do talentoso produtor.

We Don’t Stop“, “Disarm You”, “Us“, “Promise” e “Never Sleep Alone”, foram alguns dos hits que fizeram parte do 8˚ álbum intitulado “Automatic” e lançado em 2015. Neste ano, Kaskade foi um dos headliners do Coachella, e atingiu o feito de maior público já visto na história de um DJ durante os dezesseis anos do festival. Neste ano, se tornou o primeiro artista de música eletrônica a tocar o Navy Pier em Chicago, e além do grande feito, foi novamente indicado ao Grammy pelo remix da track “U & I” do Galantis.

Em 2017 lançou o EP “Reduz” com o single “Play With Me” e no final do ano, o seu álbum especial de natal, com 13 tracks perfeitas para ouvir na época mais festiva do ano. Também neste ano, foi mais uma vez indicado ao Grammy pelo remix de “Stargazing“, do Kygo.

2018 foi o ano de muitos singles, como “Cold as Stone”, “Almost Back”, “Fun”, “Tight”, “I Feel You”, “On Your Mind” e retornou com a versão deluxe do álbum especial de natal, o “Kaskade Christmas Deluxe” com 17 tracks.

Coroado pelo The New York Times como “o rosto da dance music”, e Kaskade tem se mantido fiel ao seu estilo de produção, mas sem deixar de adicionar novos elementos às suas produções, para agradar a nova geração de amantes da música.

Viajando incansavelmente pelo mundo e tocando para dezenas de milhões de pessoas, ele está nas pistas há mais de uma década. Kaskade começou 2019 lançando a track “Love Me Like You Used To” e promete muitas novidades para este ano!

Kaskade Facts:

  • Em 2019, Kaskade realizou o desejo do fã Efrain Cuessy que sofria com um câncer, que era ter o ídolo tocando em seu aniversário de 18 anos;
  • Skrillex revelou que entrou no mundo da música eletrônica, após comprar com Ryan (Kaskade), discos do DJ Baron e Pendulum em sua loja de discos;
  • Ryan é pai de três filhos;
  • Ele é Mórmon, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e opta por não participar de muitas das atividades que o cercam, além disso não bebe e nem fuma;
  • Kaskade foi 7 vezes indicado ao GRAMMY® Awards;
  • Kaskade sempre toca de chinelos, pois, segundo ele, é algo que está sempre fazendo, então tem que ser confortável;
  • Tocou 4 vezes no cobiçado festival californiano, Coachella (2006, 2010, 2012 e 2015);
  • Em entrevista a #VibezMag, ele revelou que na folga gosta de andar de snowboard, surfar, andar de skate e que gosta de estar sempre curtindo a natureza;

Current track

Title

Artist