#WikiVibez: Kygo, um dos expoentes do Tropical House - Eletro Vibez

#WikiVibez: Kygo, um dos expoentes do Tropical House

Kyrre Gørvell-Dahll, mais conhecido como Kygo, passou de produtor de quarto a um dos artistas eletrônicos mais badalados do planeta em um curto período. Conhecido por ser um dos protagonistas do Tropical House e por se estabelecer como um nome familiar no cenário da música eletrônica, devido a sua originalidade nas produções, nas músicas de Kygo você pode ouvir as camadas de ritmo, melodia e acordes se somando enquanto a música progride. A letra faz você querer se apaixonar e a melodia força sua mente a vagar pelo espaço.

Kygo nasceu em 11 de setembro de 1991 como estrangeiro não nativo em Singapura, filho de uma dentista, e um trabalhador estrangeiro no setor marítimo. Durante sua infância, ele viveu e viajou com sua família por diversos países como: Brasil, Japão, Quênia e Egito. Parando somente na Noruega, país onde cresceu.

Kygo começou a ter aulas de piano aos seis anos de idade. Ele parou quando já era adolescente, por volta de 16 anos e começou a produzir música com o Logic Studio e um teclado MIDI, enquanto assistia a vários tutoriais no YouTube. Depois de completar seus estudos, ele se matriculou na Universidade Heriot-Watt para estudar negócios e finanças. No entanto, a meio caminho de seu curso, ele decidiu seguir a música como uma carreira. O produtor eletrônico norueguês entrou no mundo da música na década de 2010 com seu Tropical House que usou em remixes como “Younger” de Seinabo Sey, “Sexual Healing” de Marvin Gaye e “I See Fire” de Ed Sheeran. Com esses remixes que ganhou reconhecimento por parte de outros DJs.

E já em 2013 assinou pela gravadora romena Ensis Records o seu primeiro single chamado “Epsilon”. No ano seguinte assinando um acordo internacional com a Sony que o colocou na RCA nos Estados Unidos e na Syco no Reino Unido, ele lançou seu próximo single, “Firestone”. Com os vocais de Conrad Sewell, a música não foi apenas para o número um na Noruega, mas chegou ao Top 10 em vários outros territórios, rendendo certificações de platina em mais de 10 países. E foi com essa música que Kygo surgiu para o mundo, ganhando reconhecimento global.

Em fevereiro de 2015, a músicaID” de Kygo foi apresentada no trailer oficial do Ultra Music Festival. A mesma faixa também foi destaque no jogo de videogame FIFA 16. Em março do mesmo ano, ele lançou o single “Stole the Show”, que também foi um enorme sucesso, chegando às primeiras posições em vários países. Em julho, ele lançou seu terceiro single, “Nothing Left” com Will Heard, alcançando o número um nos charts de seu país natal. Em agosto, Kygo foi destaque no Lollapalooza em Chicago, participou do EP “This Mixtape is Fire” do DJ Dillon Francis, com a música “Coming Over” e foi convidado da banda A-ha para um remix do clássico “Take On Me”.

Em setembro de 2015, ele lançou seu quarto single, intitulado “Here For You”, com Ella Henderson, que é a versão com vocal da música “ID”. Três meses depois, lançou seu quinto single, “Stay”, produzido com o produtor norueguês William Larsen e com os vocais de Maty Noyes. Em dezembro de 2015, Kygo se tornou o artista mais rápido da história a atingir um bilhão de streams no Spotify e entrou no ranking da DJ Mag Top 100 DJs ocupando o 33° lugar.

Em 2016 ele lançou seu primeiro álbum chamado “Cloud Nine”. Como forma de promoção do álbum, lançou três singles antes do lançamento. O primeiro desses singles, lançado em março do mesmo ano, foi intitulado “Fragile”, que contou com vocais e colaboração de Labrinth. O segundo single saiu em abril, e foi chamado de “Raging”, que contou com os vocais da banda irlandesa Kodaline e também foi co-escrito por James Bay. O terceiro e último single foi lançado no mesmo mês e foi intitulado “I’m In Love”, com vocais de James Vincent McMorrow. Para somente em maio lançar o álbum completo. Nele incluía também as músicas “Stole the Show” com vocais de Parson James e “Carry Me” com vocais de Julia Michaels. No mesmo álbum apresentou artistas como Maty Noyes, John Legend e Julia Stone. O álbum entrou na Billboard 200 dos EUA, onde ficou na 11ª posição. Ele liderou as paradas no Reino Unido, Suécia, Noruega e República Tcheca.

Ainda em 2016 fez história ao se apresentar na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Algo que nunca um DJ tinha conseguido. Tiësto tinha tocado somente na abertura dos Jogos Olímpicos de 2004. O produtor norueguês foi acompanhado no palco pela vocalista Julia Michaels para uma versão ao vivo de “Carry Me”. Relembre como foi:

Em 2017, lançou um single com a cantora e atriz americana Selena Gomez intitulado “It Ain’t Me”, e foi um sucesso, figurando o top 10 em mais de 10 países. Foi o primeiro single do EP de Kygo, chamado “Stargazing”. Em abril, Kygo lançou o segundo single do seu primeiro EP, a música “First Time”, com a cantora britânica Ellie Goulding, que também foi sucesso em diversos países. E somente em setembro do mesmo ano liberou o EP com mais duas músicas, a “This Town”, com vocais de Sasha Sloan e outra que é a faixa-título “Stargazing”, com vocais de Justin Jesso.

No mesmo mês remixou a música do U2 “You’re The Best Thing About Me”, que foi lançada como seu single colaborativo com a banda. Em novembro do mesmo ano lançou seu segundo álbum, intitulado como “Kids in Love”, nele incluía músicas como “Never Let You Go”, com vocais de John Newman, “Stranger Things”, com a banda OneRepublic, “Remind Me to Forget”, e a faixa-título do álbum “Kids in Love”, com a banda The Night Game. Assim como o primeiro, o álbum foi um sucesso e atingiu a 73ª posição na Billboard 200 dos EUA, entrou nas paradas de vários países como Suécia, Canadá e Holanda e no mesmo ano chegou a sua melhor posição no ranking da DJ Mag, ocupando o 24° lugar.

Em junho de 2018 lançou um single com a famosa banda americana Imagine Dragons, chamado “Born To Be Yours”, a grande collab foi um sucesso, chegando novamente ao top 10 em 10 países e rendendo certificações de platina na Austrália, Canadá, Polônia e Suíça. Já em outubro do mesmo ano lançou outro single, com vocais de Sandro Cavazza, intitulado “Happy Now”.

No ano de 2019, em fevereiro, lançou o single “Think About You”, com vocais de Valerie Broussard e colaborou com Rita Ora na música “Carry On”. A música foi lançada como primeiro single da trilha sonora do filme Pokémon: Detetive Pikachu e, mesmo em pouco tempo após o lançamento, já está nas paradas de diversos países. Provando que o DJ norueguês sabe produzir hits.

Kygo com pouco tempo de carreira mostra toda sua originalidade e populariza seu estilo cada vez mais. Assim como sua principal inspiração que é o Avicii, ele consegue demonstrar através de suas letras e melodias todo o sentimento envolvido por trás.

Kygo Facts:

  • Possui também uma gravadora chamada Palm Tree Records, que pretende ser uma plataforma para artistas promissores.
  • Ele também lançou uma marca de estilo de vida chamada Kygo Life, consiste em alta moda e casual wear.
  • Kygo se juntou à empresa da EDM Electric Family para criar uma pulseira especializada, cujos recursos foram doados para a organização de caridade Médicos Sem Fronteiras.
  • Kygo teve a ideia de seu nome artístico através de um nome de usuário que ele recebeu no ensino médio para a plataforma de aprendizagem digital. No qual o serviço usou partes de seu nome para criar um apelido, “Ky”, que significa as duas primeiras letras em seu nome “Kyrre”, e “Go” para as duas primeiras letras em seu sobrenome “Gørvell- Dahll”.
  • Ele possui uma tatuagem do logo da sua principal inspiração, que é o Avicii, além, de uma palmeira, que representa seus fãs, chamados de “The Palm Tree Crew” (“a turma da palmeira”).

Faça parte do Vibez Club!
Você é apaixonado por música eletrônica? Então cadastre-se e faça parte do nosso club exclusivo de vantagens, e tenha a chance de ganhar nossos produtos, lançamentos exclusivos, ingressos e mais!