2024: Tendências que moldarão o Marketing para DJs, agências e eventos

Salve, meus caros e minhas caras, como vocês estão? Como de costume, venho aqui conversar um pouco com vocês a respeito de possíveis tendências no mundo do marketing artístico e musical para o ano. Desta vez, não será diferente, e trago aqui para vocês 5 tendências que acredito que serão as mais fortes para 2024 e também para os anos que vierem a seguir. Vamos nessa?

1. Aumento do uso de conteúdo em vídeo:

Já faz bastante tempo que o vídeo tem se mostrado uma ferramenta poderosa para se promover. Em 2024, o uso de conteúdo em vídeo aumentará ainda mais.

Segundo o IFPI, no Brasil o 37% das pessoas se relacionam com música frequentemente através de vídeos, porém quando falamos de uma faixa mais jovem da população (entre 16 e 24 anos) o percentual sobe para 85%, ou seja, ou você produz vídeos ou… A criação de vídeos de alto engajamento e envolventes será essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e acelerado.

2. Crescimento contínuo das redes sociais:

As redes sociais têm sido um canal fundamental para artistas se conectarem com seu público e em 2024 não será diferente. O crescimento contínuo dessas plataformas oferece uma maior diversidade de oportunidades de engajamento e envolvimento.

Artistas devem aproveitar essa tendência, criando conteúdo real e autêntico, interagindo com seguidores e criando uma base de fãs sólida e leal.

3. Expansão do marketing de influência:

O marketing de influência continuará a ser uma estratégia-chave para artistas, agências e eventos. Parcerias com influenciadores digitais que têm um público-alvo semelhante podem ajudar a ampliar o alcance e fortalecer sua imagem.

A autenticidade será fundamental nessa abordagem, com um foco em parcerias de longo prazo que geram conexão emocional com os fãs e benefícios para todas as partes envolvidas na parceria.

4. Aumento do uso de inteligência artificial e automação:

A inteligência artificial terá um papel cada vez mais importante no marketing e na produção musical. Em 2024, IAs serão usadas para otimizar processos, desde a produção musical, à produção de conteúdos para as mais diversas plataformas.

Algoritmos de recomendação de música personalizada e análise avançada de dados de desempenho ajudarão os artistas a alcançar um público mais preciso e tomar decisões estratégicas com base em dados valiosos.

5. Experiências imersivas:

As tecnologias imersivas, como a realidade virtual e a realidade aumentada, poderão participar e criar experiências únicas para os fãs. Veremos um aumento no uso dessas tecnologias para criar shows virtuais, experiências interativas e exclusivas, permitindo que os fãs se sintam mais conectados e engajados com seus artistas favoritos.

A criação de experiências imersivas se tornará uma ferramenta poderosa para a construção de uma base de fãs leal e a diferenciação no mercado.

Espero que este artigo tenha dado uma visão abrangente das tendências de marketing que vão impactar o mercado em 2024 e inspire novas estratégias para o sucesso contínuo dos profissionais dessa indústria.