6 momentos marcantes a carreira de Carl Cox

Se Carl Cox é considerado um Rei, não é à toa. Atuando como DJ, produtor e curador há mais de 30 anos, Cox se consagrou como uma das referências da música eletrônica e um dos nomes mais importantes da cena. 

Aqui vão alguns dos momentos mais marcantes de sua trajetória e que o estabelecem como o artista que é hoje: 

1991 – “I Want You”, seu primeiro lançamento

Carl Cox começou a tocar com somente 15 anos de idade, em 1977, se aventurando por estilos que iam da Disco Music ao Electro, Soul e Hip-Hop. 

Entre os anos 80 e 90, ele não somente viu o nascimento da House Music e da cultura Rave na Inglaterra, como também esteve nos palcos durante shows históricos. 

Em 1991, no entanto, foi momento de dar um passo adiante, deixando de somente performar músicas, mas passando também a produzi-las. 

Assim, Carl fez seu primeiro lançamento, a faixa “I Want You”, lançada pela Perfecto, gravadora de Paul Oakenfold. Foi essa a música que o projetou e chegou na 23ª posição das paradas inglesas. 

1989 – Intec Records

Em 1998, Carl Cox fundou sua própria gravadora, a Intec Records, fruto do seu crescente interesse pelo Techno e outras sonoridades underground. A gravadora funcionou até 2006, quando Cox decidiu suspender suas atividades, retornando somente em 2010, com o nome Intec Digital.  

2001 – Residência no Space Ibiza

Sua trajetória por Ibiza, que o faria ser reconhecido como uma lenda da ilha, começou em 2001, ano de início da residência no Space, que se tornaria a mais longa da história do clube. Foram 15 anos de uma relação mútua, que ajudou a destacar o clube, bem como a carreira de Carl Cox. 

2005 – Carl Cox & Friends no Ultra Music Festival

2001 também foi o ano de estreia de Carl Cox no Ultra Music Festival, que hoje é um dos mais importantes festivais da cena da música eletrônica. Seu debute foi marcado por diversos contratempos e impasses entre Cox e os produtores do evento, incluindo Russell Faibisch, co-fundador do festival.  

Carl Cox estava decidido a nunca mais voltar para o Ultra. Faibisch, no entanto, estava obstinado em fazer com que ele se tornasse parte da família Ultra. Para isso, o artista queria criar algo a mais, diferente do que o festival já tinha, com sets mais longos e diferentes linhas sonoras. 

Assim surgiu o palco “Carl Cox & Friends”, em 2005, com DJs selecionados por ele. O palco evoluiu ano após ano, ganhou mais dias de duração, e foi responsável pela estreia de artistas como David Guetta no UMF 

Hoje, Carl Cox é também embaixador do palco RESISTANCE, e conta com uma história de mais de 20 anos ao lado do festival. Agora, ele definitivamente faz parte da família Ultra.  

2017 – Pure Festival e Hybrid Sets

Em 2017, Carl Cox anunciou um festival australiano com sua própria curadoria, o PURE, que acontece normalmente em Sydney e Melbourne, realizado em parceria com as empresas Hardware e Bush Records. 

Nessa época, Cox começava a explorar novas maneiras de mixar, explorando diferentes tecnologias e setups para seus Hybrid Sets, que unem discotecagem, mas também outras técnicas de mixagem. Isso se refletiu diretamente no Pure Festival, e também em outros que o sucederam. 

2018 – Awesome Soundwave

Em 2018, o artista fundou a Awesome Soundwave, sua segunda gravadora, em parceria com Christopher Coe, focada exclusivamente em artistas eletrônicos de live-sets,

através da qual passou a agregar diversos talentos de peso. 

No ano seguinte, em 2019, a label estreou sua festa em parceria com o Awakenings Festival, durante o ADE. Mais tarde, em 2022, retornou para uma festa no Ziggo Dome, em Amsterdam, e inaugurou sua resiliência no DC-10 em Ibiza. 

São mais de 30 anos de carreira, que colocam Carl Cox no panteão da música eletrônica. Ele veio dos discos de vinil, tocou nas primeiras CDJs e hoje performa com sets híbridos. Para cada nova etapa, uma novidade, que deixa a sensação de que Cox sempre vai surpreender com algo novo. E vai!