Se você tem acompanhado os últimos rolês que têm acontecido em terras brasileiras, deve ter percebido que, de uns tempos pra cá, um estilo muito característico tomou conta das pistas do nosso país. Esse estilo é o UK House. Ainda não conhece? Então chega mais!
Talvez você não esteja familiarizado com essa nomenclatura, mas com o som você, com certeza, deve estar bastante ambientado.
O termo “UK House’ se deu porque esse estilo surgiu em terras britânicas, com um toque característico dos artistas de lá. ‘UK’ vem da tradução de sigla referente a Reino Unido em inglês, United Kingdom. Sendo assim, House britânico ou House do Reino Unido.
De forma simplificada, o UK House é bem parecido com o Tech House que conhecemos e, inclusive, faz uso de alguns elementos dessa e de outras sub vertentes da House Music. Mas então o que é que diferencia esse som dos outros?
A cereja do bolo são os vocais, melodias e elementos instrumentais, como pianos. Esses são os pontos que distanciam esse estilo de outros, e faz com que ele seja único e facilmente reconhecido, além de ser um gênero que funciona como uma identidade que identifica e qualifica os artistas do Reino Unido.
Agora que já te explicamos do se trata, se liga em alguns DJs que espalham UK House por aí, e que precisam estar em suas playlists:
Chris Lake
Inglês, 37 anos de idade, mais de 15 anos no mundo da música e cabeça por trás da famosa “Turn Off The Lights”, Chris Lake é uma das referências mais renomadas quando se fala em Uk House. Ouça as tracks “Stay With Me” e “Lies, Deception, And Fantasy”.
Fique ligado, pois o Chris Lake retornará ao Brasil em novembro, com um dos B2Bs mais aguardados do ano. Fizemos uma matéria bem legal falando sobre esse evento então, se você quer saber mais, clique aqui.
Gorgon City
Da Inglaterra para o mundo, Matt e Key são os nomes por trás do Gorgon City. O duo ficou conhecido mundialmente pelas performances ao vivo em formato de banda, onde sempre nos shows, levavam os cantores de cada track para performar no palco. Aperte o play e sinta as vibez de “Real Life” e “There For You”.
Sonny Fodera
Australiano que mora, atualmente, no Reino Unido, Sonny Fodera também é um dos produtores mais importantes e influentes na cena atual, e ficou muito conhecido por conta de seu álbum “Frequent Flying”, lançado em 2016. Ouça “ Always Gonna Be” e “The Moment”.
Solardo
Ganhando cada vez mais notoriedade mundial, Solardo é uma dupla de produtores e DJs de Manchester formada por MRK1 e James Elliot. Donos de uma sonoridade única que dança entre a House Music e o Tech House, a dupla inglesa coleciona hits como “On The Corner” e “Tribesman” e claro, o remake de “Be Somebody” e a track do ano “XTC”. Ouça:
*BÔNUS
Dom Dolla
Dom Dolla não é britânico, é australiano, mas ainda assim é um dos artistas de peso que trabalham na disseminação do UK House, considerando longos 27 anos de experiência. Dê o play em “Take It” e “Define”.
Por Stefani Rocha