Abelardo Ruiz a.k.a Mister Ruiz é de São Carlos, São Paulo e carrega consigo uma identidade sonora autêntica e super energética. Ele, que vem lançando seu som de forma independente, realizou também um grande lançamento pela Austro Music, e segue compartilhando seu amor pela música através das letras de suas tracks, que passeiam pela Dance Music. Conheça mais sobre o artista neste #VibezIndica!
O que te influenciou a entrar no universo da música eletrônica?
Mister Ruiz: Desde pequeno, sempre gostei de música eletrônica. Fiz aula de canto e musicalização quando era bem novinho e depois quando fui crescendo, comecei a frequentar grandes festivais, como o Tomorrowland, na Bélgica, e o Ultra Music, em Miami. O meu gosto pela música foi aflorando cada vez mais até que chegou o dia em que eu me perguntei: “por que não ser um DJ/Produtor?”
Como foi seu início na música eletrônica?
Mister Ruiz: Comecei na base da força de vontade mesmo, fazendo aulas de teoria musical, curso online completo do Make Music Now e também assisti a vários tutoriais no YouTube.
Quais são suas maiores inspirações?
Mister Ruiz: Tenho várias referências musicais. Sempre procuro aproveitar o melhor de cada. Os artistas que tenho me inspirado mais, ultimamente, são o Tiesto, David Guetta, Meduza, Calvin Harris e Avicii.
Como você definiria o som que você produz?
Mister Ruiz: Minhas produções transitam entre as vertentes da House Music. Recentemente por conta da pandemia, tenho lançado um som mais pop com vocais marcantes, com o intuito de cair bem nas rádios e playlists variadas, porém também tenho produzido um som slap house, que está super em alta no momento. Não gosto de rotular música, meu foco é produzir muita boa.
Como funciona seu processo criativo?
Mister Ruiz: Cada música é de um jeito. Mas começo fazendo um brainstorming, alinhado ao meu objetivo final com aquela música. Sempre antes de abrir o software de produção, tenho um objetivo bem claro na minha mente. Depois começo a testar o que funciona bem para aquela ideia. Gosto de ser bem original e sempre trazer inovação nas minhas produções. Às vezes, acho válido até fazer mashups para testar novas possibilidades.
Qual o seu setup de produção?
Mister Ruiz: Aqui, no meu home studio, tenho um par de caixas KRK Rockit 6, uma placa de som SSL 2+, que inclusive super recomendo, um teclado Komplete Control, da Native Instruments, um MacBook Pro 2020. Uso o Ableton Live 10 e um plugin que gosto muito é o Hompler Nexus 3, que é onde encontro e desenvolvo a maioria dos meus timbres prediletos.
Durante seu set, é possível ouvir quais tipos de músicas?
Mister Ruiz: Bastante Slap House, Progressive House e, claro, também um som mais pop que tenho produzido recentemente.
Cite algo que você ama/admira na música eletrônica ou algo que ela mudou na sua vida:
Mister Ruiz: Música é uma linguagem universal. Nas minhas composições e principalmente quando desenvolvo a letra das minhas músicas, procuro passar uma mensagem para o público, algo que faça sentido e que as pessoas se sintam conectadas. Sem falar dos grandes festivais e o poder de unir as pessoas que a música tem, né? Acabei conhecendo várias pessoas legais do mundo inteiro graças à música e sou muito grato por isso. Para mim, música é terapia, música é cura.
Indique suas duas produções próprias favoritas:
Mister Ruiz: “Talk To Each Other” e “Dreaming in Circles”.
Quais são outros 3 artistas brasileiros que se assemelham ao seu estilo de produção:
Mister Ruiz: Alok, Vintage e KVSH.
Tem alguma novidade extra ou algo que o público deva saber de você?
Mister Ruiz: Pratico meditação transcendental todos os dias, durante 2 horas. Sempre quando mergulho no silêncio profundo, minha mente se torna super criativa, sem contar nos inúmeros benefícios que essa prática nos traz, né? Futuramente, pretendo me comunicar com o público através das letras das minhas músicas e das minhas apresentações sobre meditação. Quero trazer mais pessoas para esse caminho. Ajudar a elevar a consciência coletiva mundial. Vale citar que a Anitta começou a praticar a Meditação Transcendental recentemente e curtiu muito.