Você gostaria de ser visto como um DJ/Produtor autoridade na cena?

É muito curioso, mas nas inúmeras vezes em que converso com DJs e produtores em estágios iniciais da carreira e pergunto como eles gostariam de ser vistos pela cena eletrônica, quase 90% deles respondem “Eu gostaria de ser respeitado como produtor, ser visto como alguém que sabe do que está falando e o que está fazendo. Gostaria de ser uma autoridade.” Ou alguma variação do mesmo tema.

Você já pensou nisso ou essa ideia já surgiu na sua cabeça em algum momento? Pois é, você não está sozinho. Agora, como fazer essa ideia virar realidade? Esse não é um trabalho simples, pois somente quem é realmente bom e realmente sabe do que está fazendo é visto dessa forma.

Mas como assim, Diogo? Alguém que sabe o que está fazendo e é realmente bom em sua arte é alguém que consegue resultados expressivos em diversas ocasiões da sua carreira e consegue mostrar isso de maneira ampla para seu público.

Vou dar um exemplo de um artista que andei acompanhando nos últimos tempos, o Jho Rocioli. Após um lançamento expressivo do single “Espirra o Lança”, que contou com suportes de grandes nomes como Gabe, Mochakk, Breaking Beattz e Tim Baresco, Jho Roscioli, junto com cla$$ & JCult anunciaram que serão os primeiros a lançar pela Müse, gravadora de Dennis Cruz Eddy M.

O que isso significa na prática? Significa que, após um lançamento mainstream, Jho agora anuncia um marco importante no lado mais underground da cena. Na prática isso quer dizer que o artista está conseguindo resultados que chamam atenção em diversas áreas da sua carreira, tanto no Mainstream quanto no Underground.

Isso significa que você, artista que está lendo, deve fazer esse tipo de estratégia se você quiser ser visto como autoridade? Não, mas isso dá uma pista do que você deveria fazer. Lançamentos e produções que chamem a atenção não somente do público, mas também de produtores que já são reconhecidos no mercado. Isso, aliado à constância no trabalho, te trará o reconhecimento que você deseja.

Ser visto como autoridade não é um trabalho simples nem algo que acontece do dia para a noite. Jho ainda tem um longo caminho pela frente, mas com paciência, persistência e estratégia, acredito que ainda vamos ouvir falar deste artista no futuro.

Se você quer ser percebido como autoridade em algum assunto, busque ser percebido por quem já é reconhecido desta maneira na sua área.

Um abraço a todos e até breve,

Diogo O’Band.