Franz Kellermann, DJ, produtor e multi-instrumentista paulista baseado no Rio, lançou na última quinta-feira (13) um novo set — ou melhor, uma “aula” — em seu canal no YouTube. Chamada “Music Class #1” (“aula de música”, em inglês), e publicada às vésperas do Dia do Professor (15), a obra reforça a ideia do artista enquanto um mestre musical.
Em uma hora e 15 minutos, Franz não só apresentou sua identidade dentro do tech house, mas também mandou uma seleção bem houseira, melódica e colorida.
Afinal, as belezas naturais que circundam sua nova casa na praia do Mar do Norte (em Rio das Ostras/RJ), onde o vídeo foi gravado, não tinham como não influenciar a produção. Sons como o remix de JØRD para “Amarelo, Azul e Branco”, de Anavitória e Rita Lee, “My feelings for You” do Mark Knight, “la Danza” do John Summit, “Loozing Control” do Zuffo e Daft Hill e “Such a Fool” do Chemical Surf, além de autorais, como “Supersonic” collab inédita com a Sam Ferry e “For You” collab com Woohoo, reforçam essa ideia.
A gravação teve muitos desafios. Devido à minha vida repleta de viagens longas, raramente a minha disponibilidade casava com a da Sou Produtora. A janela se estreitava ainda mais com as previsões meteorológicas, que tinham que ser favoráveis, e o horário, para pegar um pôr do sol de respeito. No dia em que conseguimos, tínhamos um vento extremamente forte, que dificultava muito a utilização do drone, mas mesmo assim conseguimos captar imagens lindas. Fiz um set bem alto astral para transmitir o melhor dos dois mundos: o das pistas de dança e festivais e o da natureza brasileira, que é tão linda e diversificada”, conta Kellermann.
A “Music Class #1″ do “professor” (como é chamado por vários amigos) é o começo de uma série de sets que passarão a ser transmitidos periodicamente nas redes sociais de Franz, a cada 90 dias.
O DJ também pretende trazer aos fãs conteúdos didáticos sobre produção, bem como uma série de lives chamada “Fala, Professor“, em que ele baterá um papo sobre o tema com especialistas mensalmente a partir de novembro.
“Todo DJ é um professor que nos ensina a voar, dançar, se soltar, sentir e se reconectar com a nossa essência”, finaliza.
Sobre Franz Kellermann
Franz Kellermann tem um passado com forte ligação com o rock’n’roll e o metal, o que ajuda a entendermos de onde vêm tantas referências variadas na sua produção eletrônica. O fato de ser multi-instrumentista, segundo ele, lhe confere “uma leitura mais orgânica e humana da música que está sendo tocada e da reação da pista que estou comandando”.
Com 42 anos, o paulista residente de Rio das Ostras/RJ colaborou por anos com o Whiplash.net, maior site de rock e metal da América Latina. Em 2014, veio o ponto da virada: um festival em Cingapura, onde morava, com atrações como Martin Garrix, Skrillex e Above & Beyond o fez se apaixonar pelo estilo, até encontrar sua identidade no tech e no deep house.
O projeto atual, que leva o seu nome de batismo, foi lançado em 2018, depois de anos de estudos em discotecagem e produção musical.
Inspirado por artistas que vão de Vintage Culture, Eric Prydz e Chris Lake a Queen, Metallica e Van Halen, já tocou ao lado de nomes como Lowderz, Zuffo, Rocksted, Sam Ferry, Tough Art e Roger Lyra.