Em um cenário musical global, o Brasil continua a conquistar o topo com sua riqueza sonora. Entre os 3000 artistas mais ouvidos no Spotify em reprodução absoluta, encontramos uma lista exclusiva de talentos brasileiros que não apenas dominam as pistas como também moldam a paisagem musical.
Essa lista, predominantemente dominada pelo cenário pop com artistas como Calvin Harris, Rihanna, Drake, Justin Bieber, entre outros, aponta os DJs brasileiros que se destacam como prodígios na produção musical. Dessa elite musical, incluem-se nomes consagrados como Alok, Vintage Culture, DENNIS, entre outros, que não apenas cativam o público com suas habilidades de mixagem, mas também encantam milhões com suas criações originais.
Vamos explorar o ranking? Confira o cenário geral.
BR | Dj/produtor musical | Top 3000 | Total de streams | Gênero |
1 | Alok | 292 | 6,711.9 bilhões | Música Eletrônica |
2 | Vintage Culture | 895 | 2,532.5 bilhões | Música Eletrônica |
3 | DENNIS | 992 | 2,299.3 bilhões | Funk |
4 | Bruno Martini | 1252 | 1,852.4 bilhões | Música Eletrônica |
5 | Pedro Sampaio | 1267 | 1,838.8 bilhões | Funk |
6 | Perera DJ | 2027 | 1,161.5 bilhões | Funk |
7 | Dubdogz | 2057 | 1,145.1 bilhões | Música Eletrônica |
8 | Dj Guuga | 2477 | 958.7 milhões | Funk |
9 | KVSH | 2792 | 851.3 milhões | Música Eletrônica |
10 | DJ BOY | 2836 | 839.8 milhões | Funk |
11 | Pedro Lotto | 2890 | 825.7 milhões | Rap/Trap |
12 | Bhaskar | 2979 | 799.2 milhões | Música Eletrônica |
Juntos, os 12 artistas brasileiros (Dj/produtor musical) mais tocados no Spotify a nível mundial somam 21.996,5 bilhões de reproduções únicas. A música eletrônica e o funk continuam a dominar o cenário brasileiro, mas o trap/funk também aparece na lista. Que o sertanejo, pop e o funk possuem forte presença na música atual brasileira nós já sabemos, porém é muito interessante poder ver a força da música eletrônica no país.
Sem entrar no mérito de se o funk é ou não música eletrônica, optamos por não focar nesse gênero específico para esta análise, ok? Entendemos a riqueza da produção musical nos lançamentos como funk e trap, por exemplo, mas aqui vamos dar uma atenção especial aos nossos DJs que são focados em música eletrônica, pois é exatamente naquilo que a Eletro Vibez foca diariamente.
Top 6 Djs (Música Eletrônica) no Brasil com base no Top 3000 do Spotify.
BR | Dj (produtor musical) | Top 3000 | Total de streams | Streams por dia |
1 | Alok | 292 | 6,711.9 bilhões | 4.547 milhões |
2 | Vintage Culture | 895 | 2,532.5 bilhões | 1.286 milhões |
3 | Bruno Martini | 1252 | 1,852.4 bilhões | 576 mil |
4 | Dubdogz | 2057 | 1,145.1 bilhões | 679 mil |
5 | KVSH | 2792 | 851.3 milhões | 438 mil |
6 | Bhaskar | 2979 | 799.2 milhões | 209 mil |
Número de músicas lançadas vs a posição que se encontram no Top 3000 do Spotify.
BR | Dj (produtor musical) | Top 3000 | Total de lançamentos | Total de streams |
1 | Alok | 292 | 249 fonogramas | 6,711.9 bilhões |
2 | Vintage Culture | 895 | 227 fonogramas | 2,532.5 bilhões |
3 | Bruno Martini | 1252 | 113 fonogramas | 1,852.4 bilhões |
4 | Dubdogz | 2057 | 120 fonogramas | 1,145.1 bilhões |
5 | KVSH | 2792 | 109 fonogramas | 851.3 milhões |
6 | Bhaskar | 2979 | 100 fonogramas | 799.2 milhões |
Com base nos dados acima, podemos concluir que a consistência é um denominador comum entre os artistas que se destacam e ganharam sua vaga no Top 3000. Quando falamos em fonogramas lançados, nos referimos a todos os lançamentos musicais dos artistas em destaque, incluindo faixas originais, remixes, acústicos, e por aí vai. Em outras palavras, quanto mais você aparecer – com qualidade, obviamente – mais espaço irá conquistar. A matemática final está diretamente ligada ao resultado.
É claro que estamos sendo genéricos nesta análise e ignorando uma série de fatores como gravadoras, empresários, colaboradores, entre outros, que claramente possuem seus devidos méritos.
A forte presença da música brasileira e latina no ranking Top 3000 reflete a influência global desses estilos musicais. Gêneros como funk, sertanejo e música latina conquistaram admiradores em todo o mundo, evidenciando a diversidade cultural dessas expressões artísticas. Diante desse panorama, torna-se compreensível a aceitação crescente de remixes de funk e música latina no cenário da música eletrônica.
Essas tendências, notavelmente destacadas entre 2022 e 2023, levam-nos a questionar: será que essa influência persistirá e se fortalecerá? Estamos diante de uma transformação duradoura, moldando continuamente o cenário musical global da dance music? A resposta, talvez, esteja nas mãos do público que, através de suas preferências, molda o curso.
Top 6 Djs (Funk e Rap/Trap) no Brasil com base no Top 3000 do Spotify.
BR | Dj (produtor musical) | Top 3000 | Total de streams | Streams por dia |
1 | DENNIS | 992 | 2,299.3 bilhões | 2.415 milhões |
2 | Pedro Sampaio | 1267 | 1,838.8 bilhões | 2.121 milhões |
3 | Perera DJ | 2027 | 1,161.5 bilhões | 1.420 milhões |
4 | Dj Guuga | 2477 | 958.7 milhões | 340 mil |
5 | DJ BOY | 2836 | 839.8 milhões | 1.590 milhões |
6 | Pedro Lotto | 2890 | 825.7 milhões | 2.071 milhões |
Em meio ao cenário musical global, doze artistas brasileiros, destacados como DJs e produtores musicais, emergem entre os mais reproduzidos no ranking geral do Spotify Top 3000. O Brasil, conhecido por sua diversidade sonora, revela uma lista exclusiva de talentos que não apenas agitam as pistas, mas também influenciam a paisagem musical internacional.
Enquanto a música eletrônica e o funk brasileiro dominam, há também espaço para o trap/funk na lista, evidenciando a diversidade musical. Enfim, é lindo demais ver esses números dos nossos artistas brasileiros. A música eletrônica brasileira continua a enriquecer a diversidade cultural do país.
Importante: Essas informações foram extraídas dos sites Kworb.net e Spotify Charts – em tempo real. Reconhecemos a dinâmica do cenário musical, e sua constante evolução pode implicar em alterações nos rankings. Se você identificar qualquer erro ou notar a ausência de algum artista, pedimos gentilmente que nos informe para atualizar a matéria.