Foi anunciada no último dia 11 de julho a aquisição de todas as ações da Serato pela AlphaTheta. O acordo ainda aguarda a aprovação do Escritório de Investimentos no Exterior da Nova Zelândia e a finalização de outras condições habituais neste tipo de transação.
Em um passado recente, as empresas já trabalharam juntas, integrando o popular software Serato ao hardware da Pioneer no lançamento do controlador DDJ-SX, em 2012, passando posteriormente, a fazer parte de outros modelos da marca juntamente com o software proprietário, Rekordbox.
Apesar da aquisição, AlphaTheta e Serato continuarão operando como marcas independentes, incluindo a continuação de suas parcerias de longa data com os principais players da indústria de hardware e software para DJs.
Essa é a mais recente de uma série de grandes fusões anunciadas no mundo da tecnologia de música eletrônica nos últimos meses. Em junho, a Moog Music anunciou que havia sido adquirida pelo conglomerado inMusic.
A empresa, com sede em Rhode Island, já possui uma variedade de marcas para DJs e equipamentos de áudio profissional sob sua administração incluindo nomes como, Akai, Denon, Numark, Alesis, M-Audio, Marantz e outros.
A AlphaTheta Corporation iniciou como uma divisão da Pioneer DJ Corporation em 1994. Em março de 2020, a Pioneer DJ foi vendida pelos proprietários da empresa de ações KKR para a japonesa Noritsu, por $606 milhões de dólares.
A notícia da aquisição da Serato pela AlphaTheta chega em um momento movimentado para ambas as marcas. Em janeiro, a Serato anunciou a chegada de sua nova estação de trabalho de áudio digital, Serato Studio 2.0. No mês passado, foi anunciado que os CDJ-3000 da Pioneer agora podem transmitir música do Beatport usando o StreamingDirectPlay.
No início deste ano, a Pioneer DJ anunciou um novo mixer de 4 canais, o DJM-A9, bem como um novo sistema de “all-in-one”, o OPUS-QUAD.