O mais novo single do DJ e produtor carioca bewav, “Hoje” alcançou a primeira colocação no chart de Minimal / Deep Tech no Beatport, principal site de compra e download de música eletrônica.
Sucesso anunciado desde antes do lançamento, a marca se dá uma semana após o release oficial pela HUB Records, em 13 de janeiro; a música já soma mais de 100 mil reproduções no Spotify. Em colaboração com Gueds, a track tem a marca sonora do “salsero” de bewav, e conta com vocais de Funk do Mc Gw, sampleados de “Hoje o Gw vai acabar contigo”.
Com um bom trabalho em suas produções, bewav tem conquistado os holofotes desde 2021, com suportes de peso na cena eletrônica. O ritmo percussivo e ‘groovado’ apelidado como ‘salsero’ por fãs tem agradado nomes como The Martinez Brothers e Green Velvet, que já tocaram algumas de suas tracks mundo afora.
Além disso, o artista também já dividiu line-ups e recebeu suportes de Michael Bibi e Amine Edge, e ganhou um convite especial de Cloone para lançar o Baila Co. EP, seu maior sucesso, pelo selo Hellbent Records, quando também obteve grande marca no Beatport, alcançando o Top 1 de Releases.
Por conta do sucesso de bewav, portas de grandes clubes têm sido abertas para o DJ: o Park Art, em Curitiba e o Privilège, de Búzios – espaços valorizados da música eletrônica nacional –, são exemplos de até onde ele tem levado suas sonoridades, que vão do Tech House ao Minimal.
Agora, com “Hoje”, o artista se aproxima do Funk brasileiro, numa fusão entre os gêneros que têm feito sucesso. A faixa começou a se difundir pelas redes sociais ainda antes do lançamento oficial; no Instagram, um Reels com “Hoje” sendo tocada por bewav no Danghai Club, de Curitiba, foi reproduzido mais de 670 mil vezes.
A polêmica que volta e meia se cria em torno da troca de influências entre o Funk e a música eletrônica é algo abertamente confrontado pelo artista. bewav é um dos produtores da label party carioca Clubinho, de música eletrônica underground. O coletivo tem como característica a busca (através de ações e eventos) pelo resgate das origens populares da música eletrônica, tantas vezes tratada como parte de um segmento elitizado na música.
Um dos efeitos desse resgate se dá através da discussão do Funk como música eletrônica – a ‘música eletrônica brasileira que vem da periferia’, segundo um dos posts de maior repercussão do Clubinho.
Apesar de enfrentar preconceito, a tendência de aproveitar dos vocais envolventes do Funk para mesclar com as batidas do House se prova mais uma vez bem sucedida, algo a acompanhar, e tem sido bastante apoiada pela HUB Records desde meados de 2022.
A gravadora brasileira já lançou sob seu selo diversos singles com a estética sonora que traz influências do Funk. Ouça agora o destaque máximo de Minimal no Beatport, “Hoje” de bewav e Gueds está disponível na sua plataforma preferida, repleta de salsero e pronta para as pistas mundo afora!