img eletro vibez wikivibez avobe beyond
Na foto: Above & Beyond via divulgação

#WikiVibez: o trio mais icônico de todos os tempos, Above & Beyond

Com cerca de 18 anos de carreira, o trio formado por Jono, Tony e Paavo, certamente é considerado lendas vivas da cena trance mundial, e nós reunimos aqui várias curiosidades para você conhecer mais sobre a vida desses ícones, nesta WikiVibez!

Antes mesmo do grupo tomar forma, a gravadora Anjunabeats nasceu, e de uma forma totalmente despretensiosa, pelos dois amigos de faculdade, Tony e Paavo. Os jovens que eram amantes de música eletrônica e vez ou outra compunham músicas, só queriam uma label para lançar suas próprias músicas, e deram início a sua própria gravadora ainda no verão de 1999. Neste mesmo ano, eles lançaram, sob nomes diferentes, a track “Volume One” e que logo chamou a atenção de grandes nomes da cena, inclusive do diretor de Marketing da Warner Music de Londres, Tony McGuinness.

Tony que estava com a missão de remixar a track “Home”, do Chakra, logo fez um convite para os talentosos amigos Jono e Paavo para remixarem juntos. Enquanto os três procuravam inspiração de um nome para assinar o remix da música, viram um pôster pregado na parede do quarto de Jono, de um coach motivacional americano que continha a frase motivacional que dizia em inglês “Acima e Além” e assim surgiu: “Above & Beyond”.

Daí em diante, o trio não parou de remixar tracks para grandes nomes da música eletrônica, e claro, sempre deixando a marca registrada deles: vocais e melodias misturadas com a trance music!

Mas foi só em 2002 que Above & Beyond subiram aos palcos, realizando o seu primeiro show. A estreia aconteceu em Tokyo, ao lado de Tiesto e Ferry Corsten, para cerca de 8.000 pessoas. A fama mundial logo veio e os seus próprios singles também. Em 2004 o trio deu início a essa parceria que perdura até os dias de hoje, com a cantora Zöe Johnston, no single “No One On Earth”, que inclusive foi eleita como “Tune of The Year” pelo ASOT do Armin van Buuren.

Em 2006 o trio lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Tri-State”, que incluía tracks como “Air for Life”, “Alone Tonight” e “Can’t Sleep”. Cinco anos depois, em junho de 2011, o mundo conheceu o que consideramos uma obra de arte, o álbum “Group Therapy”, que inclui as clássicas tracks “Thing Called Love”, “Sun & Moon” e “Prelude”.

Em turnê pelo mundo afora, a música de Above & Beyond não parava de conquistar adeptos e isso motivou o grupo a criar o próprio programa de rádio online em 2012, o consagrado “Group Therapy with Above & Beyond”. O rádio show deu tão certo, que já está prestes a completar 300 edições agora em 2018. Além do programa disponível em todas as plataformas digitais, a cada 50 edições, o ABGT acontece em formato de live show, com os melhores artistas das gravadoras Anjunabeats e Anjunadeep. Saiba tudo sobre o programa nessa matéria especial que fizemos.

O terceiro álbum do trio foi lançado em 2014, intitulado como o mesmo nome do single “We Are All We Need”, e com ele veio outra novidade: os shows acústicos do Above & Beyond! Com a ideia de se aproximar mais de músicos, que era o que eles eram antes de se tornarem produtores de música eletrônica, o trio resolveu gravar um álbum e um dvd com as principais tracks em versão acústica e o sucesso foi certeiro, pois logo em 2015, o trio lançou a segunda versão do álbum acústico.

Em 2017 veio a grande surpresa: o quarto álbum do trio, repleto de músicas com muito vocal delicioso, melodia viciante e o euro trance que conquistou o mundo. Intitulado como “Common Ground”, os singles desse álbum são as músicas “My Own Hymn”, “Northern Soul”, “Is It Love?” e “Always”. Em 2018 o trio deu início a turnê pela Europa, Austrália e América do Norte para divulgar o álbum, além disso, em maio eles lançaram oficialmente a track “Red Rocks” que segue no top charts pelo mundo afora!

Com performances intimistas, e sempre com a premissa de passar uma mensagem de amor, respeito, paz e união, em suas músicas e shows, o trio se destaca por sua originalidade musical, além de muito carisma com os fãs. Above & Beyond é definitivamente um dos nomes mais fortes da cena atual do trance europeu, que vale acompanhar cada passo!

Above & Beyond facts:

  • Em 2003 o trio foi solicitado para remixar a música “Nobody Knows Me” da Madonna e “Everytime” de Britney Spears;
  • Em 2007 eles realizaram o que pode ser considerado o maior show da carreira, no Réveillon do Rio de Janeiro, na praia da Barra, para mais de 1 milhão de pessoas;
  • Em 2018 o trio foi anunciado como atração surpresa no palco ASOT no Ultra Miami, reviva o set aqui
  • Após anos sem tocar no mainstage da Tomorrowland, o trio realizou uma apresentação memorável na edição de 2018.