Como fazer um planejamento de marketing efetivo em 4 dicas infalíveis

Seguindo com as dicas para que você tenha ainda mais sucesso e bons resultados ao traçar o seu planejamento estratégico de marketing, além dos 3 passos essenciais que mostrei aqui, agora vou elencar para você, DJ e produtor que quer melhorar a sua presença na cena, 4 dicas infalíveis. Confira:

Não tente agradar a todos 

“Ah Diogo, mas meu som é feito para todos, para atingir todo mundo e fazer todos dançarem.” Meu caro, é bem provável que se você possui este pensamento você não esteja se conectando de fato com ninguém. É bem difícil que o mesmo tipo de som agrade um adolescente de 14 anos e um jovem adulto de 35. 

O mais importante, em qualquer plano de carreira, é estar em constante crescimento, e para isso é necessário que o artista consiga cada vez mais fãs para seu trabalho, mas você só conseguirá mais fãs se você for capaz de se conectar emocionalmente com eles. 

Para que essa conexão ocorra, os possíveis fãs precisam de um ponto referencial, um ponto onde elas possam prestar atenção e se identificar. Um dos maiores mitos que você pode acreditar é que produzir todos os estilos e se comportar de todas as maneiras fará com que você agrade a todos. Isso não vai acontecer. 

De um ponto de vista de marketing e divulgação, você precisa dar às pessoas um ponto focal e se tornar referência de algo. Após esse primeiro momento, você pode ir abrindo o leque de produções e buscando novos fãs, mas a sua base principal já está sólida e fiel a você. 

É simplesmente impossível fazer um bom plano de marketing para alguém que faz tudo de tudo, a conexão com os fãs fica superficial e se quebra facilmente. 

Planeje seu sucesso futuro tendo sucessos do passado como base 

Não importa o tamanho da sua carreira, sempre inclua em novos planejamentos de marketing pessoas, plataformas, revistas, canais etc que te apoiaram no passado. Um bom plano de marketing amplifica sua mensagem e faz ela chegar em mais lugares, ou seja, quanto mais apoio você tiver, melhor, mais alcance você terá. 

Sugiro que você seja organizado(a) e tenha algum documento em que você liste as pessoas, sites, blogs, revistas, rádios etc que já te apoiaram em algum momento da sua carreira. O propósito disso é que quando você fizer algum movimento, seja ele um lançamento, show, tour, a ideia é que a mensagem desse acontecimento atinja o máximo de pessoas possíveis que tem a ver com a sua carreira e podem se tornar fãs. 

Outro ponto que acredito é, se você já estiver em um ponto mais avançado na sua carreira, acho de bom tom honrar aqueles que te apoiaram e deram suporte no início. Acredito que quando trabalhamos todos juntos podemos construir algo incrível para todos. Quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos. 

Artistas similares são uma boa dica 

Falamos disso lá em cima, mas vale recapitular por conta da importância deste tópico. Salvo as devidas proporções e o fato de que cada Plano de Marketing deve ser único e feito sob medida, levando em conta as suas particularidades e suas forças, todo planejamento deve incluir uma (boa) parte chamada “Análise da Concorrência”. 

Essa parte deve se dedicar a analisar artistas similares a você e o que eles fizeram que deu muito certo para eles. Qual foi o tipo de campanha, como eles “conversaram” com o público, que tipo de material eles usaram (vídeo, texto, imagens), a quais sites eles se uniram etc. 

Fazer isso pode te ajudar a economizar um bom tempo tentando ter um norte do que fazer, mas, por favor, entenda os competidores como uma referência, não como algo que você deve copiar exatamente o que eles fizeram. 

Outro ponto tão importante quanto, é ver o que a “concorrência” fez que não deu certo. É possível otimizar isso? Vale a pena? Ou é algo que você simplesmente pode entender e não incluir no seu plano? 

Crie uma Proposta Única de Venda 

A Proposta Única de Vendas é provavelmente o ponto mais importante a ser pensado em todo planejamento de marketing. As pessoas costumam ser muito boas em pegar referências e incorporá-las em suas carreiras, mas o que te diferencia de todo o resto? O que na sua história ou conceito ou mensagem ou entrega ou estilo musical te faz diferente de todos os outros DJs e Produtores do mercado? 

A importância disso é que se você não tiver absolutamente nada de diferente, as pessoas vão te contratar apenas por preço, e quem contrata por preço vai querer sempre o mais barato. Não espere criar uma PUV perfeita do dia para noite, mas continue refinando a sua, quanto mais exclusiva e interessante ela for para o mercado, mais destaque você vai ter. 

Alguns exemplos bem interessantes de Propostas Únicas de Venda são: Blue Man Group, um conjunto que se apresenta com o rosto inteiramente azul, de preto, não falam nada, fazem música de forma completamente inusitada, tocando instrumentos de forma diferente, fazendo instrumentos a partir de materiais inovadores, unindo em sua apresentação som, vídeo e efeitos especiais. Ou o novo Live Show do Eric Prydz – HOLO, ou ainda o festival Só Track Boa. 

Todas essas são Propostas tão Únicas que o público se sente encantado e os contratantes simplesmente precisam ter. É o diferencial. 

Bom, meus caros e minhas caras, espero que vocês tenham gostado e que esses pontos tenham ajudado vocês a pensar no seu planejamento de marketing para ações futuras. 

Se você quer se atualizar com as dicas abaixo, não esqueça de passar no meu outro artigo!

Desde já, me disponibilizo inteiramente para tirar dúvidas, conversar e debater sobre este assunto em todas as minhas redes sociais. Busque por NOMMAD Media nas principais plataformas que eu estarei lá para respondê-los. Um abraço a todos e até breve, Diogo O’Band. 

Faça parte do Vibez Club!
Você é apaixonado por música eletrônica? Então cadastre-se e faça parte do nosso club exclusivo de vantagens, e tenha a chance de ganhar nossos produtos, lançamentos exclusivos, ingressos e mais!