Foto via Divulgação

Como o K-Pop e a EDM conversam e andam juntos

Última atualização:

O K-Pop é um dos gêneros de música mais influentes do mundo na atualidade, e em grande parte das vezes bebe da fonte da EDM em suas músicas, mostrando como os estilos conversam e andam bem juntos. O gênero é popular no Brasil, com milhares de fãs de bases super engajadas em discussões, homenagens, conteúdos, memes e eventos.

Para se ter uma ideia, analisando os números do Spotify, vemos que entre 2017 e 2019 o interesse pelo estilo no Brasil cresceu 484,9%, e com o crescimento do TikTok e mudanças de consumo que tivemos a partir de 2020, isso só aumentou nos últimos anos.

O nome K-Pop é uma abreviação de “Korean Pop”, e tem uma importante representatividade, pois é um gênero de pop que descentraliza a música para o oriente.O K-Pop tem muitas formações em grupo, o que por vezes nos relembra boy bands e girl groups dos anos 90, como por exemplo BTS e Black Pink, alguns dos nomes mais importantes do estilo.

A sonoridade do K-Pop é pautada em diversos estilos, porém o mais comum é de música eletrônica, com referência às vertentes do House e Trap Music. Aqui vão alguns exemplos de faixas de K-Pop que levam o espírito da música eletrônica, e são capazes de fazerem as pistas dançarem muito.

Em “BOOMBAYAH”, Black Pink traz a sonoridade do Electro House na produção, um dos estilos mais influentes da música eletrônica no fim dos anos 2000 e começo da década de 2010. A faixa é um verdadeiro hit, contando com mais de um bilhão de visualizações apenas no Youtube.

Um dos hits mais memoráveis do K-Pop é “Fantastic Baby”, de Big Bang. A faixa, assim como boa parte dos hits de K-Pop, tem referência do Electro House e também do Bass House.

Na faixa “Side Effects”, Stray Kids traz referências de música eletrônica Pop, porém surpreende com seu drop, um Trance moderno super potente e enérgico.

Já na música “9INTRO”, o artista PSY trouxe Slap House, e referências do Electro e Bass House como é de se esperar.

Falando em PSY, ele foi um dos responsáveis por popularizar o gênero numa faixa lançada há 10 anos atrás e que até hoje continua sendo uma das músicas mais famosas não só do K-Pop, mas da música, sendo que apenas no Youtube soma mais de 4 bilhões de views.

E a faixa traz o puro creme da música eletrônica deste período, e também é de Electro House.

Assim o K-Pop fura mais uma bolha, assim como fez ao vir para o mundo ocidental, fez também na infusão de gêneros. 

O estilo quebra paradigmas, rompe limites e conquista uma enorme quantidade de fãs, por isso é importante ressaltar seu feito e admirar sua universalidade, que o faz com que se funda na música eletrônica.