Bicep é uma dupla de DJs e produtores irlandeses que ganha destaque através de uma visão criativa verdadeiramente única. O desapego de nomenclaturas e da tentativa de rotular o próprio som, abre espaço para uma forma particular de se fazer música.
Textura, camadas, personalidade e ousadia são percebidos com clareza nas músicas do duo, desde as mais famosas como “Glue” – que você talvez conheça, “Apricots”, dentre tantas outras.
Alguns de seus maiores hits, que acumulam milhões de plays e são destaque nas redes sociais, fogem do senso comum, e vão na contramão dos grandes lançamentos de EDM da atualidade.
Ao invés do apelo aos vocais de Pop, são utilizados os “vocal chops”, uma técnica de design de som em que se utiliza a voz como um instrumento digital, atribuindo ritmo e emoção à voz, muito além do que aquilo que é dito de fato.
Aqui, a tendência de faixas aceleradas e enérgicas dá espaço para músicas mais introspectivas, reflexivas, e que não por isso causam menos euforia, muito pelo contrário.
O nome engraçado da dupla gera curiosidade, e não poderia ter surgido de outra forma senão entre amigos. Matt McBriar e Andy Ferguson se conhecem da infância, juntos desbravaram suas primeiras festas, e aos 17 engatinhavam na produção musical.
Eles se uniram como uma dupla de DJs em meados de 2009, época na qual fundaram o blog “Feel My Bicep”, no qual divulgavam edits de clássicos do Disco, Chicago House, Detroit Techno e Italo Disco.
O apego às sonoridades eletrônicas clássicas ajudaria a compor a estética única das produções de Bicep, facilmente identificável na pegada de Breakbeat de suas músicas e na textura encorpada dos seus timbres. Apesar disso, Bicep soa moderno, ‘fresh’, e inovador.
Ao longo dos anos seguintes os artistas começaram a chamar atenção com suas produções, na medida em que cada vez mais apostavam em músicas originais.
Em 2017, ao assinar com o selo inglês Ninja Tune, a dupla lançou seu primeiro álbum, intitulado Bicep, que conquistou a vigésima posição das paradas inglesas, ganhando suporte de diversas publicações de música eletrônica.
Seu segundo álbum, lançado em 2021, também foi um sucesso. O single principal “Apricots” emplacou nas paradas musicais inglesas, além de ter sido nomeado pela Billboard como a faixa número 1 de Dance Music de 2020, no ano anterior ao álbum.
A mais recente aposta da dupla, em 2024, é “CHROMA”, uma gravadora e também uma série de eventos, que traz um conceito audiovisual próprio, e que promete uma curadoria musical de ponta.
Bicep é daquele tipo de projeto musical que perdura o tempo, e que faz da música uma forma de expressão, repleta de movimento e de sentimentos, como ela tem de ser.
Neste ano, a dupla também se prepara para aterrissar no Brasil para a próxima edição do Time Warp, evento que acontece nos dias 03 e 04 de maio. Para vivenciar a apresentação de Bicep ao vivo, clique aqui e saiba mais sobre os ingressos da festa.