Entendendo a diferença entre os controladores de DJ Traktor Kontrol X1, F1 e Z1

Se você é aspirante a DJ, certamente já deve ter visto essas belezuras por aí e se perguntado qual a real função de cada um ou quais as diferenças entre eles, certo? Vamos esclarecer essas dúvidas e dar umas dicas especiais acerca dos controladores da Native Instruments, que foram feitos exclusivamente para usarem o software de mixagem Traktor.

Native Instruments Traktor Kontrol X1 MK2

Compre aqui na AudioB Shop, Global DJs ou DJ Ban

Todos os controles do X1 são pré-mapeados para as funções necessárias dentro do software, permitindo que você navegue em sua coleção de músicas, carregue-as em decks e as reproduza, além de te dar a possibilidade de definir e excluir pontos de cue e loops. 

Ele também permite adicionar efeitos em cada deck e controlar os parâmetros de cada efeito, além de deslocar as faixas usando botões caso tenha optado por não sincronizar suas faixas.

Super fácil de usar, basta plugar e dar o play. Você pode criar quantos mapeamentos diferentes desejar para o controlador e, dependendo do tipo de uso que você pretende para ele, você pode conectá-lo a outros controladores. Perfeito para quem está iniciando!

Native Instruments Traktor Kontrol F1

Compre aqui na AudioB Shop, Global DJs ou DJ Ban

Com o lançamento do Traktor 2.5.1, a Native Instruments lançou o F1 para funcionar com as novas adições ao software. Com o F1, você pode utilizar todos os 16 slots verticais no remix deck, usando pads multicoloridos para disparar loops e samples.

Você pode também adquirir dois controladores F1 para controlar 2 decks de remix com facilidade, ou você pode alternar de um deck para outro usando apenas um F1. 

Ele é considerado um controlador adicional, feito para ser usado em conjunto com outros controladores. É um excelente parceiro para o X1, permitindo a você a liberdade de controlar 2 decks de trilha e 2 decks de remix.

Native Instruments Traktor Kontrol Z1

Compre aqui na AudioB Shop, Global DJs ou DJ Ban

Primeiro, ele inclui uma placa de som de 2 canais, tornando-o o único da série a passar áudio, além de também ser o único que pode controlar o aplicativo Traktor DJ para iOS.

Esta é a versão do mixer de dois canais, mas, ao contrário de seus irmãos Kontrol X1 e F1, o Z1 vem com algumas novidades extras. Entenda:

Embora o conjunto de recursos do Z1 seja relativamente simples, ele dá a você um controle preciso e suave sobre muitas das tarefas cruciais de mixagem do Traktor DJ para as quais o controle com o mouse pode não ser ideal.

Ele multiplica a utilidade do Traktor DJ de forma instantânea e exponencial, fornecendo áudio de 2 canais, alimentação externa, além de combinar muito bem com o X1 ou F1 para construir uma configuração de controlador mais robusta.
Diferencial: o Z1 possui alimentação de energia externa para que você possa sincronizar com gadgets da Apple.

Qual deles eu devo escolher?

Se você ainda não possui um controlador para mixar com o Traktor ou simplesmente testou os recursos do programa usando mouse e teclado e agora sente a necessidade de um controlador, nossa recomendação é que você vá primeiro para o X1. Ele oferece a você muito mais controle sobre os recursos mais necessários para ser DJ com o Traktor. 

Se, no entanto, você já possui um controlador ou de fato usa o controle de scratch e talvez atalhos de teclado para carregar faixas e adicionar efeitos, então você certamente pode optar pelo F1.

Já o Z1 é a pedida certa para você que quer um equipamento prático, que pode ser usado tanto com um iPad/iPhone de forma simples ou complementado com um X1 ou F1 e um pequeno laptop.

Curtiu entender mais sobre eles? Ficou com alguma dúvida? Aqui você encontra um comparativo lado a lado dos controladores. Para entender e visualizar melhor os controladores na prática, confira o video abaixo!

Revisão por Hector Lopez

Faça parte do Vibez Club!
Você é apaixonado por música eletrônica? Então cadastre-se e faça parte do nosso club exclusivo de vantagens, e tenha a chance de ganhar nossos produtos, lançamentos exclusivos, ingressos e mais!