Guia das Vibez: saiba tudo sobre o Monegros Desert Festival

Última atualização:

Considerado o maior festival de música eletrônica e a maior rave da Espanha há mais de 25 anos, o Monegros Desert Festival é também uma experiência de vida que precisa ser desfrutada, no deserto de Fraga, na Espanha. Muitos termos são usados na tentativa de descrever a grandiosidade do festival, que acontece no deserto, para mais de 40 mil pessoas, com 22 horas ininterruptas do melhor da música eletrônica.

A história

Há 27 anos, 200 amigos dos Arnau, do antigo barão da Espanha, sem autorização e com o pretexto de fazer um grande churrasco familiar, decidiram organizar uma rave gratuita num terreno que a família havia perdido e recuperado numa partida de poker.  Assim foi realizada a primeira edição do Monegros Desert Rave, que começou como um encontro de frequentadores do clube Florida 135, em 1994. 

Em 1996 o evento retornou com o nome de Groove Parade, mas em 2004, em sua 10ª edição, o festival mudou seu nome para Monegros Desert Festival, voltando às origens, e fazendo alusão direta com a região onde acontece o evento.

Com o passar do tempo e com a evolução do público, em 2011 o festival decidiu adicionar nomes diferentes em seu line-up, como David Guetta, o que gerou uma grande polêmica perante os frequentadores mais tradicionais, já que isso representava uma mudança radical com o estilo musical característico do festival. Na edição de 2014, uma polêmica semelhante ocorreu novamente ao levarem Steve Aoki e Skrillex para o festival.

Mesmo com essas críticas, em 2015 o evento decidiu trabalhar a expansão da marca, realizando uma versão do festival na Itália, decisão esta que não foi bem sucedida, já que após a morte de um jovem causada por um ataque cardíaco, ele foi cancelado algumas horas depois de ter começado. Sendo assim, a última edição do festival, na Espanha, aconteceu em 2014.

O festival é organizado pela produtora de Barcelona “Enter Group”, propriedade da família Arnau, dona da boate Florida 135 e da fantástica festa Elrow, e é realizado desde 1994, com exceção de 1995, anualmente, até 2014, tornando-se um evento de referência da região.

O retorno do Monegros Desert Festival estava programado para acontecer em 2020, mas com a pandemia se estendendo por um longo período, o retorno está marcado para acontecer no dia 30 de julho de 2022.

O que toca? 

Techno, Tech House, Bass Music, Drum and Bass e alguns nomes do Mainstream

DJs que passaram por lá:

Ao longo dos anos se apresentaram pelo festival figuras populares da cena como: Carl Cox, Richie Hawtin, Underworld, Loco Dice, Jamie Jones, Pan Pot Bicep, Claude VonStroke, Skrillex, Skream e muito mais.

Quanto custa?

Os ingressos regulares variam entre 40 a 100 euros, enquanto os passes vips variam entre 200 a 300 euros.

Como chegar?

O festival acontece na Espanha, no deserto de Monegros (Huesca), entre as cidades de Candasnos e Fraga. O jeito mais simples de chegar até o festival é indo de avião de Barcelona ou Madrid até Zaragoza, e pegar um carro ou ônibus até Monegros, com um trajeto de cerca de 1 hora. Confira aqui o mapa com mais opções de chegada até o festival.

Hospedagem:

O festival oferece pacotes com hospedagem na região que podem ser conferidos aqui, assim que as vendas de ingressos da próxima edição começarem. Você também pode optar por se hospedar em hotéis ou em Airbnb, basta pesquisar por “Monegros” no seu site de reservas preferido.

Curiosidades:

Para a edição de 2022, o festival retorna após 8 anos de hiato, com um novo palco feito usando a carcaça de um avião. Saiba mais aqui!