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Na foto: Fabiano Zorzan via divulgação

“Hoje eu enxergo a cena mais como espectador e fornecedor”. Por Fabiano Zorzan, nome por trás da Acústica Design

Eu comecei a tocar em festas e clubs de SP na adolescência. Em 1992, passei a tocar como DJ Fabiano, e assim foi por 5 anos. Em 1997, me juntei com outros amigos e formamos o LIVE PA Influx, um projeto que fez sua primeira apresentação no ano seguinte, no icônico LOV.E, e depois esteve praticamente em todos os festivais e festas de música eletrônica no Brasil. Em meados de 2003, quando nos separamos, eu criei o Propulse LIVE e, nesta mesma época, fui convidado a ser residente do Club D-EDGE, onde eu toquei por mais de 15 anos, até pouco tempo atrás.

Após décadas na estrada, comecei a fazer a transição de artista da noite para empresário e aos poucos fui me distanciando. Isso demorou uns cinco anos, e hoje em dia a Acústica Design é o meu maior foco. Passei pelas fases do sonho, do aprendizado, da prática e do dia a dia de ser DJ e estive nesse mundo por anos até que descobri as possibilidades da indústria de produção e cheguei até aqui. DJ ou empresário, a pessoa Fabiano sempre esteve no convívio íntimo da música. 

Quando comecei a produzir, ainda em 1997, a internet era discada e as informações vinham por livros e revistas importadas, mas sempre fui fascinado pela tecnologia e engenharia de áudio e, por curiosidade e pesquisa, consegui muito conhecimento, até que consegui estágios na área e fui acompanhando a construção de estúdios dos mais variados tipos e artistas. Foi o primeiro passo para me tornar um profissional dessa área. 

Desde que deixei a discotecagem e passei a construir os estúdios, atendo desde pequenos produtores que estão começando até os profissionais de longa data, dos projetos simples até os mais complexos.  Já realizei mais de 200 projetos pelo Brasil todo, e um que me marcou foi o Estúdio Nascer do Som, que foi criado do zero. Era apenas um terreno no qual o cliente queria ter um estúdio profissional com uma grande sala de gravação e técnica. Foi o meu primeiro grande projeto e teve um resultado excelente.

Se eu for lembrar grandes projetos que me trazem muito orgulho, entre incontáveis, tem o Estúdio Árvore, dos produtores Flow e Zeo, que foi um projeto no qual tive a liberdade de abusar do design com cortes e lâminas de vidro para que o estúdio tivesse um maior contato visual com a natureza em sua volta. Tem um caráter muito autoral e próprio. 

Tendo esse histórico, mesmo atuando no mundo empresarial, você passa a entender que, uma vez amante da música eletrônica, ela sempre estará dentro de você. Eu ainda faço alguns ensaios e tenho novas músicas para um novo álbum, ainda inacabadas, em que mexo de vez em quando. Hoje, eu enxergo a cena mais como espectador e fornecedor. No momento, estou muito focado na AD, mas não se pode descartar que eu volte a fazer um barulho. 

Essa é a história de alguém que participou da Música Eletrônica Brasileira por um longo período, que viveu o sonho, que se preparou para ele e que fez do seu conhecimento um negócio para ajudar as pessoas a realizarem seus projetos de estúdio. É esse Fabiano Zorzan que eu quero que o mundo conheça e se lembre com carinho algum dia. 

Essa é uma entrevista com Fabiano Zorzan, escrita e adaptada por João Gabriel Falcade.

Revisão por Hector Lopez