Nos anos 90, enquanto Londres estava mergulhada em Acid House e no Drum and Bass, os parisienses estavam dando início ao French House — também conhecido como “French Touch” e “Filter House” — que, desde então, pode ser considerado uma derivação da House Music.
Caracterizada pelo uso de filtros e synths, com uma pegada funky inspirada na Disco Music, as produções dessa subvertente geralmente apresentam basslines pesadas bem alinhadas com vocais mais sujos. E para te contextualizar melhor, reunimos aqui alguns dos responsáveis pela globalização do French House, para você entrar nas vibez desse som que perdura até os dias de hoje:
Daft Punk
Duo que surgiu em meados de 1993, composto por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, alcançaram o sucesso usando máscaras e investimento em super produções em seus shows, o que na época se restringia apenas à cantores de pop.
Em 1997, a dupla lançou seu primeiro álbum intitulado como “Homework”, com muitas influências do house, mas com aquele toque que só os franceses usavam. O disco incluía o grande primeiro sucesso “Around the World”, que os lançou aos holofotes do mundo todo.
Suas produções sempre abusaram do uso de sintetizadores e muita melodias. Uma pegada retrô e ao mesmo tempo futurista, assim como eles.
Justice
Formado pelos franceses Xavier de Rosnay e Gaspard Augé, o Justice nasceu efetivamente em 2003, quando os amigos, em uma brincadeira, remixaram uma música para um concurso de remixes promovido por uma estação de rádio universitária em Paris.
O remix que era para música “Never Be Alone”, do grupo britânico de rock Simian, perdeu a disputa, mas rendeu ao Justice um acordo com gravadora Ed Banger, que tempos depois, lançaram a track intitulada “We Are Your Friends”, que logo se tornou um fenômeno nos clubes.
Com uma pegada electro-rock e funky em seu som, o duo também possui o característico toque francês em suas tracks, como synths e vocais mais sujos.
Cada um desses artistas tiveram composições que marcaram mundialmente a música eletrônica e, juntos, eles criaram uma verdadeira revolução sonora com o chamado French Touch, que permeia até os dias de hoje, mesmo que de uma forma mais tímida em algumas partes do globo.