Jéssika-Rodrigues-comenta-6-atividades-de-um-Produtor-Artístico

Jéssika Rodrigues comenta 6 atividades de um Produtor Artístico

TRACK DA SEMANA:


Vamos lá, o que é ser um Produtor(a) Artístico(a)? De uma forma simples e clara: o produtor artístico é o responsável por garantir, por meio do seu trabalho, que não só a apresentação do seu artista aconteça da forma correta mas também checar e garantir que o contratante irá cumprir tudo o que foi acordado em contrato com agência da qual seu artista faz parte ou, como em alguns casos, do próprio artista diretamente com o contratante. Sim, isso exige muita disposição, atenção e dedicação (mais do que você imagina).

E o que faz um produtor artístico?

Você será responsável por garantir o cumprimento de todo o rider do artista, tanto o técnico quanto o de hospitalidade (camarim/palco), será responsável por disparar os FX no timing correto da música, garantir que seu artista tenha tudo aquilo que ele precisa à sua disposição durante a apresentação, será responsável pelo contato direto com o contratante, técnicos de som/luz do evento, organizar o contato do artista com o público pós-apresentação, responsável por marcar o soundcheck e, muitas vezes, terá sua função somada com a função de Road Manager e Produtor Técnico.

Ficou curioso para saber os detalhes? Então confira aqui 6 atividades executadas por um Produtor Artístico para você conhecer mais sobre a profissão:

1 – O CONTATO COM O CONTRATANTE:

O seu primeiro contato com o contratante deve ser feito com antecedência e não um ou dois dias antes do evento acontecer, é importante ter um espaço de tempo para que tudo seja conversado, acertado e confirmado. Isso é extremamente importante para que tudo saia da melhor maneira possível e para que caso exista algum tipo de necessidade de flexibilização e ou troca de equipamentos, por exemplo, isso seja passado para todos os envolvidos e aconteça da melhor forma.

2 – A SUA IDENTIFICAÇÃO COMO PRODUTOR ARTÍSTICO:

Sinto muito te decepcionar mas só de colocar uma camiseta escrito produção e um crachá escrito ALL ACCESS com seu nome e sua fotinha não vão te garantir absolutamente nada. Você precisa que o contratante do evento te apresente para as pessoas-chaves que farão parte do momento em que você estará trabalhando: Produtor de palco do evento, equipe de segurança de palco/camarim, técnico de som/luz, responsável pela parte de logística e produtor de camarim. Sim, é muita gente e você precisa estabelecer contato com todos eles.

3 – O RIDER:

Rider é um documento, enviado juntamente com o contrato, aonde o responsável pelo evento recebe por escrito todas as necessidades e exigências que devem ser cumpridas para que o artista realize sua apresentação. Existem dois tipos de rider: O Rider Técnico, aonde estão escritas todas as necessidades técnicas que o artista precisa para realizar apresentação, por exemplo: CDJ, som, palco, luz, etc. E o Rider de Hospitalidade que é aquele onde estarão escritas as necessidades do artista e equipe no camarim e no palco do avento, por exemplo, água, bebidas destiladas, alimentação, etc.

4 – SOUNDCHECK:

É a nossa tão querida passagem de som! Sim, você precisa ter certeza que o som do evento esteja funcionando e que os equipamentos disponibilizados estejam de acordo com tudo aquilo que foi exigido no nosso amigo RIDER, citado aqui em cima. É importante frisar que pra cada nicho artístico existe um rider.

Cheque sempre se os retornos estão de acordo com a necessidade do artista, cheque os PA’s (caixas menores que ficam penduradas), as caixas de grave (aquelas grandonas que a galera sobe em cima pra dançar e o segurança fica p*to), cheque se o CDJ é aquele que foi solicitado pelo artista e, caso precise, já deixe algum equipamento extra que seu artista leve por conta própria.

5 – FX:

FX é a abreviação em inglês para efeitos. O CO2 e aqueles confetes coloridos que ficam grudados em você e depois de uma semana e muitos banhos você ainda encontra eles em partes do corpo que você nem imaginava que seria possível eles ficarem presos. Além do CO2, aquela fumaça branca que as vezes te assusta quando é disparada e nossos queridos confetes, temos também o silver jet, as vezes temos os fogos e mais uma variedade de efeitos para animar a apresentação.

Enfim, a função deles é direta: Trazer mais emoção para o público e tornar a apresentação mais legal. Por isso você terá que conversar com o seu artista para que eles sejam disparados em determinado momento de determinada música, por exemplo, no segundo drop da música principal do seu artista. Deu pra sacar? É tudo questão de alinhar, estar atento e ser pontual.

6 – O CONTATO COM O PÚBLICO:

Chegamos a um dos assuntos mais importantes da sua função de Produtor Artístico, que é o contato com as pessoas que admiram seu artista, o trabalho dele, querem um foto, boné, adesivo, bandeira e, se possível subir no palco e sair dançando ao lado do artista durante a apresentação.

É importante que o artista atenda os fãs, tire 300 fotos com cada um e que eles recebam os mimos que tanto amam. Mas na hora certa, ok? Planeje com o dono do evento um local aonde o artista atenderá o público após a apresentação com tranquilidade e atenção. Durante a apresentação esteja sempre atento pra que ninguém suba no palco ou tome alguma atitude que possa prejudicar a apresentação, por exemplo, jogar bebida no artista/equipamento.

Parece bizarro de se ler mas acontece, e muito. Você precisa também se comunicar com os fãs para que eles (por mais animados que estejam) entendam que aquele não é o momento certo de tentar tirar a atenção do artista a qualquer custo. Existem casos e casos, ok? Estou falando aqui de alguns extremos que já vivenciei. Seja educado, tenha paciência e resolva tudo da melhor maneira, evite a falta de educação.

Bastante coisa não é mesmo? A vida de um Produtor Artístico vai além de viajar pra festas e fazer vibez, como muita gente pensa. Esse texto foi desenvolvido pela Jéssika Rodrigues que é Produtora Artística, assessora e Road Manager e se você ficou com alguma dúvida relacionada a profissão, basta seguir ela no instagram para mais dicas!