Recentemente, as autoridades sanitárias romenas abriram completamente a vacinação, para todas as idades e grupos sociais, sem preferência, dada a desaceleração da taxa de vacinação. Nos centros urbanos, 40% da população foi vacinada com pelo menos uma dose, enquanto nas áreas rurais esse número mal chega a 10%.
No entanto, eventos como SAGA Festival e Sound of Bucharest estão programados para acontecer normalmente, sem restrições, ao que tudo indica, a partir de setembro, mas ainda precisam de autorização do governo local para confirmarem suas realizações, diferente do Untold Festival, que já está 100% confirmado.
As vacinas aceitas para entrada no país até o momento são: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Johnson & Johnson.
Para frequentar os eventos, aqueles que foram totalmente vacinados estão isentos das medidas de quarentena. Mas segundo o Comitê Nacional para Situações de Emergência, os viajantes devem garantir que “pelo menos dez dias se passaram desde a administração da segunda dose até a data do contato direto ou até a data de entrada na Romênia”.
Alguns especialistas temem que o lento índice de vacinação nas últimas semanas confirmem as pesquisas que apontam que mais da metade da população romena se recusa a ser vacinada contra o coronavírus, por isso, diversas campanhas estão sendo realizadas para incentivar a vacinação.