Para refletir: você, artista, está realmente engajando seus fãs?

Se você é, admira ou pretende se tornar um artista, provavelmente já notou que as mídias sociais são de extrema importância para expor seu conteúdo. 

A cada dia que passa, a pressão por ter um bom engajamento com o público nas redes sociais se faz mais evidente.

Entretanto, com essa pressão batendo na porta de vários artistas para que se mantenham em alta e tenham bons números de views, comentários, entre outros, cresce o aumento do chamado engajamento falso. Inclusive, já falamos sobre isso aqui. 

Apesar das curtidas, comentários e seguidores fantasmas sendo comprados, bem como os próprios artistas praticamente implorando por atenção em grupos orgânicos como falado anteriormente aqui, os fãs sabem bem distinguir o que é real e o que não é. Disso, a gente tem certeza!

Não há nada de errado em ter diversos seguidores ou comentários, nem em pedir para seus fãs e amigos próximos que interajam com você. Isso mostra que tem gente te apoiando porque realmente gosta do seu trabalho e do conteúdo que você compartilha.

De que adianta tanta fama nas redes sociais se a maioria de seus seguidores forem fakes e não te ajudarem ouvindo suas músicas em suas plataformas? Se não vão comprar ou fazer pre-saves de suas tracks e muito menos adquirir ingressos para comparecer aos seus shows?

Então fica a dica para os que estão começando agora e até para os DJs mais experientes, mas que estão caindo nessa: se você não tem pelo menos uma pequena porcentagem de engajamento REAL em suas redes sociais, pare e repense o tipo de conteúdo que está entregando aos seus fãs. 

Faça-se perguntas como: o que eu gostaria de ver de um artista de que eu sou fã? Por que eu interajo com o conteúdo de outros artistas? Enfim, seja autêntico, entregue algo que seus admiradores desejem ver e que os motive a segui-lo tanto nas mídias sociais quanto fora delas!

Para clarear ainda mais as suas ideias e te ajudar a repensar a estratégia de conteúdo, separamos alguns DJs que estão fazendo bonito por aí, engajando sua base de fãs, para te inspirar! 

Se liga: KVSH, Breaking Beatzz, Zuffo, Future Class, Felterz, Evokings, JØRD, Flakkë, Antdot e Almanac. Na gringa: Don Diablo, Claptone, Lucas & Steve, Blasterjaxx, Firebeatz, Laidback Luke e Jauz.

Vale ressaltar que nem só de Instagram vive um artista, então use e abuse de todas as plataformas para encontrar pessoas que possam curtir o seu som, use as ferramentas que as plataformas disponibilizam para criar e sair da curva, como dica de ouro: use o Twitch, Tik Tok, Reels no Instagram, e claro interaja bastante no Twitter e grupos do Facebook como o nosso SAC das Vibez!

Revisão por Hector Lopez

Faça parte do Vibez Club!
Você é apaixonado por música eletrônica? Então cadastre-se e faça parte do nosso club exclusivo de vantagens, e tenha a chance de ganhar nossos produtos, lançamentos exclusivos, ingressos e mais!