DDJ 200 pionner dj controller scaled

Quero ser DJ, qual o melhor equipamento para iniciar?

Última atualização:

A música eletrônica e o interesse por produzir o estilo cresceram bastante nos últimos anos, e o sonho de muitos jovens de ser um grande DJ também! Com isso, o mercado passou a oferecer diversas opções de equipamentos de DJs para quem quer começar a tocar.

E, por isso, contamos aqui um pouco da trajetória desses equipamentos e reunimos algumas dicas para você poder escolher qual o melhor setup para dar início à sua carreira.

No início dos anos 80, a figura do DJ começou a ganhar destaque e dentre as poucas opções dos equipamentos dos Disc Jockeys, a mais popular era a utilização de discos de vinil ou toca-discos.

Nessa época, não havia a facilidade da internet para encontrar as novidades de cada estilo. Muitas vezes, o único contato com a música era em um club específico, ouvindo um DJ tocar um disco que só ele tinha.

E, basicamente, os equipamentos eram compostos por 2 toca-discos, também chamados de turntable, e um mixer, equipamento que tem a função de “misturar” uma música com a outra.

Conforme a utilização do CD foi aumentando, os fabricantes dos equipamentos tiveram que se adequar, ou seja, dispor também de um tocador de CD, lançando assim a CDJ, equipamento utilizado até hoje pelos DJs.

Os equipamentos atuais, além de disporem do tocador de CD, também têm entradas USB e SD, possibilitando tocar com pendrive e cartões de memória. Praticamente 90% dos DJs utilizam a mídia USB, pois se tornou muito mais prático.

Os equipamentos CDJ são muito caros (chegando a mais de R$5.000), porém existem outras opções mais baratas para você começar. As chamadas controladoras de DJ, são equipamentos com um custo mais baixo, mas que  possuem todas as funções que um equipamento profissional oferece!

Basicamente é um equipamento ligado à fonte USB, na qual você conecta com o computador e pode trabalhar as músicas armazenadas no computador. Daí vem o nome controlador, pois é um equipamento que controla os parâmetros da discotecagem e o computador tem a função de executar todo o som.

Listamos aqui algumas indicações de equipamentos para você montar o seu setup e sair por aí tocando como um DJ profissional, se liga:

  • Notebook: De preferência com alta performance, a partir de processador i3 e com pelo menos 2 GB de memória RAM;
  • Seleção de tracks: São as faixas de músicas que você vai selecionar para discotecar;
  • Software/Programa: Para você conseguir tocar e fazer a controladora de DJ “conversar” com o seu computador, será necessário um software dedicado instalado em seu computador. Geralmente esse programa já vem junto com a controlador quando você compra uma nova, caso não tenha vindo, você pode baixar na internet;
  • Fone de ouvido: Será necessário para fazer a pré escuta e a sincronização das músicas, o fone de ouvido é essencial para compor o setup completo de DJ.
  • Caixas de som: Obviamente sem o som não tem música! Por isso você também precisa providenciar as caixas de som para ligar diretamente na controladora de DJ. Fique atento se as conexões da controladora são as mesmas da caixa de som. Existem diversos tipos de entradas, as mais comuns são a do tipo RCA.

Leia também no portal warpsound.com.br as marcas mais populares e vários modelos de controladoras aqui!

Pronto! Com esses itens você já pode dar seu pontapé na sua carreira de DJ e fazer as próprias festas! Já comprou seu equipamento de DJ iniciante ou profissional e está tocando nas festas? Comente abaixo!

Henry Ikemoto a.k.a. DJ Henrox, fundador da Warp Sound