Rafael Duarte é o nome por trás do projeto RAD. Natural de Belém/PA, Rafael sempre foi envolvido com a música, multi-instrumentista logo cedo se formou no conservatório Carlos Gomes e após isso viveu diversas fases na música, desde o Rock ao Pop.
O pseudônimo RAD veio da abreviação das iniciais do seu nome e o projeto começou como uma brincadeira entre amigos, mas após alguns anos, Rafael decidiu entrar de cabeça no mundo da música eletrônica.
Mas o que fez Rafael se tornar um DJ e produtor musical? Para essa resposta, temos que voltar em meados de 2017. Em uma viagem para o Ultra Music Festival, Rafael teve a felicidade de encontrar um dos seus ídolos, Martin Garrix, e em conversa com o astro, ele decidiu se jogar de vez e começou a desenvolver os primeiros beats.
Três anos após este encontro marcante e motivador, e já com o projeto em andamento, veio o momento da pandemia, e aí novas mudanças surgiram.
A pandemia foi um momento de aprendizagem e coragem, tive que me reinventar e pensar nos próximos passos do projeto, foi um momento importante por que sem isso não teria conseguido virar a chave no meu projeto e a da minha vida”.
Vivendo em São Paulo desde 2021, RAD celebra os diversos suportes de DJs mundialmente e nacionalmente conhecidos, tendo como principal nome, Alok, que chegou a tocar sua música em algumas grandes apresentações, levando seu som mundo afora em festivais de música eletrônica como Tomorrowland e Electric Zoo, além de apoio dos principais veículos de rádio nacionais.
O ano de 2022 chegou com uma nova fase em sua carreira. Novos sons, uma nova marca, e um novo posicionamento: o artista promete cada vez mais representar sua região e levar para o Brasil e para o mundo a cultura do seu estado e das suas raízes.
Busco sempre me lembrar quem eu sou e de onde eu vim, por conta disso resolvi fazer uma reformulação da minha marca para se alinhar aos valores que acredito hoje, quero cada vez mais representar meu estado Pará e o meu povo através da música, espero alcançar grandes feitos e trazer orgulho pros meus”
Desde que chegou em São Paulo, RAD esteve sempre envolvido com a cena de música eletrônica nacional, ampliando seu networking e as possibilidades de novas parcerias em diversos âmbitos do mercado.
Programando os próximos passos, o artista aposta num estilo musical pouco trabalhado no Brasil, identidade visual clássica contemporânea, e pretende utilizar o espaço de fala que conquistou para dar voz à comunidade preta. A representatividade deve ser um dos principais pilares da sua carreira.
Seus últimos lançamentos falam por si só, entre eles, sua colaboração com JØRD, artista de renome também de origem do Belém/PA, que vem para somar na carreira de RAD e promete ser um de seus maiores sons. Fique de olho!