Foto via reprodução

Retorno em 2021 é descartado e Coachella irá acontecer em abril de 2022

Última atualização:

O Coachella retornará em Abril de 2022, dois anos depois da pausa forçada pela pandemia, colocando fim nas especulações sobre um possível retorno do festival ainda este ano, no mês de outubro.

Por meio de Paul Tollet, presidente e fundador da Goldenvoice, à Billboard, o maior festival musical dos Estados Unidos falou a respeito do retorno. “Nós estamos olhando adiante para estarmos no deserto, em abril, com nossos membros e amigos”. 

Nesta terça (01), a Goldenvoice anunciou que tanto o Coachella quanto o Stagecoach (festival country) retornarão oficialmente na próxima primavera, com o primeiro final de semana do Coachella agendado para os dias 15, 16 e 17 de abril e o segundo marcado para 22, 23 e 24. O Stagecoach, por sua vez, está agendado para acontecer entre 29 e 01 de maio.

Os line-ups não foram divulgados e os organizadores disseram à Billboard que a razão do mistério é que eles precisam iniciar a venda de ingressos para terem recursos para pagarem os custos de operação. A pré-venda e os planos de ingresso serão disponibilizados na próxima sexta-feira. 

O Coachella foi adiado pela primeira vez em 9 de março de 2020 com nova data para outubro do mesmo ano. Houve novo adiamento,  mas planos para sediar o festival em abril de 2021 foram eliminados durante as primeiras semanas de janeiro. Enquanto os funcionários da Goldenvoice consideravam tentar trazer de volta o festival em outubro de 2021, a decisão final foi pelo retorno apenas em 22.

As autoridades de saúde da Califórnia não anunciaram que os festivais teriam permissão para retornar em 2021 até o final de março, dando à Goldenvoice menos de seis meses para planejar, reservar e vender ingressos para dois festivais que normalmente levam de 12 a 18 meses de planejamento.

O Coachella aconteceu, pela primeira vez, em outubro de 1999 e perdeu tanto dinheiro que os organizadores quase faliram. O segundo Coachella ocorreu em abril de 2001 e nunca mais parou, tornando-se o evento principal no mundo dos festivais de música contemporânea. O Stagecoach foi lançado em 2014.

Essa posição de vanguarda do Coachella torna o festival altamente influente no mercado de música ao vivo e serve como uma prévia para os artistas que tocarão em grandes outros festivais. Ingressos, pré-vendas e planos de pagamento começam a ser vendidos 10 meses antes do festival. Abaixo você confere um documentário sobre os 20 anos de história do festival: