quem é madeon dj brasil lollapalooza
Foto via divulgação

Saindo da Curva: Saiba quem é Madeon e conheça o seu som

Dono de um dos estilos mais únicos no cenário eletro-musical atual, Madeon é o personagem da vez no quadro Saindo da Curva. Aos 11 anos, quando ainda era conhecido como Deamon, o jovem francês, Hugo Leclercq, começou a produzir músicas de estilo Eurodance, gênero musical derivado de Italo Disco, New Beat e do Hi-NRG.

A partir de 2010, quando começou a utilizar o nome atual do projeto, que nada mais é que um anagrama do codinome anterior, Madeon adentrou na produção de House e se notabilizou por realizar diversos remixes, chegando a vencer uma competição da música “The Island”, do Pendulum

Portanto, na época, o produtor musical de 16 anos explodiu internacionalmente depois de publicar, no YouTube, samples de 39 canções misturadas entre si, o que naturalmente viralizou e chegou a mais de seis milhões de visualizações em apenas alguns dias.

Em rápida ascensão, Madeon realizou a primeira performance, ao vivo, em 2011. Na ocasião, o ainda jovem DJ abriu o show da banda francesa, Yelle. Sendo assim, no ano seguinte, estreou o primeiro single da carreira, denominado como “Icarus”, e foi chamado para tocar nos quatro principais festivais americanos: Ultra Music Festival, em Miami; Coachella, na Califórnia; Lollapalooza, em Chicago; e Electric Daisy Carnival, em Nova York. Além do mais, Madeon presenciou outros festivais no Reino Unido e chegou a ser convidado pelo icônico trio, Swedish House Mafia, para participar do National Bowl.

Entre os anos de 2012 e 2014, Madeon estreitou as relações musicais com jogos eletrônicos. Por exemplo, a canção “Icarus” foi trilha sonora de Forza Horizon. Outras músicas autorais do produtor francês, como “Finale” e “Imperium”, foram incluídas, respectivamente, nas versões 13 e 15 do FIFA, com a primeira também sendo inserida na abertura cinematográfica de PlayStation All-Stars Battle Royale

Seguindo a linha de games, os singles também autorais, “The City” e “Technicolor”, fizeram parte das versões Most Wanted e Rivals da franquia Need for Speed. Mais uma vez, “Finale”, ao lado do remix da música “The Night Out”, de Martin Solveig, foi o destaque na trilha sonora oficial do evento Winter X Games de 2013, produzido pela ESPN.

Durante o mesmo período, Madeon, no auge da carreira, ajudou a produzir o álbum “ARTPOP” da Lady Gaga, auxliando a cantora em três faixas: “Gypsy”, “Mary Jane Holland” e “Venus”. Na época, o produtor musical chegou a rotular Gaga como “a melhor pessoa que já conheceu”. Além disso, auxiliou Ellie Goulding e Coldplay em diferentes produções musicais. 

Nos anos posteriores, Madeon seguiu lançando faixas mais autorais do que propriamente colaborações com outros artistas. Sendo assim, anunciou que o primeiro álbum da carreira seria chamado de “Adventure” e estreiaria em 2015. Com 18 faixas, entre introdução e singles lançados depois do lançamento do álbum, o francês de 25 anos teve em “You’re On”, single com participação do cantor Kyan, o maior sucesso dentre o restante das músicas. 

No entanto, o principal hit de sua carreira foi lançado em 2016: “Shelter”, canção produzida em colaboração com o DJ norte-americano e seu amigo íntimo, Porter Robinson. A título de curiosidade, vale ressaltar a ligação entre os Estados Unidos e Madeon.

O DJ e produtor, além de ter feito sua primeira turnê na carreira com 22 paradas pela América do Norte, chegou a se mudar há dois anos para o país, com o intuito de produzir o álbum “Good Faith”, recém-lançado em 2019 e que conta com dez faixas únicas e exclusivamente autorais. Em uma entrevista à NPR Music, Madeon disse que o álbum se baseava em sua relação envolvendo alegria e saúde mental. 

Vale ressaltar que o DJ de 25 anos nunca foi uma referência em performances musicais, e talvez problemas envolvendo a própria saúde mental tenha colaborado com isso. Portanto, Madeon se notabiliza, como um produtor musical possuinte de um estilo próprio como, por exemplo, os conhecidos Calvin Harris, deadmau5, Flume, Knife Party, Ramzoid, Savant, Skrillex (incluindo Jack Ü), Zedd e Daft Punk.

Inclusive, a histórica dupla de DJs franceses, Daft Punk, é ao lado dos Beatles, uma das maiores influências musicais de Madeon, que pode (e deve) ser considerado um tapa na cara dos críticos que abordam a falta de identidade no atual momento do mundo da música eletrônica.

O que ele toca?

Electro Pop, Synthpop, Nu Disco e Electro House. 

Ouça suas top 3 tracks:

Set mais cheio de vibez:

SIGA O MADEON POR AÍ

FACEBOOK | INSTAGRAM