A “This Never Happened“, gravadora e também série de eventos que Lane 8 encabeça mundo afora, está levando pela primeira vez a festa para Melbourne e Sydney, na Austrália e, como de costume, celulares não serão permitidos.
O fundador da label This Never Happened, Daniel Goldstein – mais conhecido por seu nome artístico Lane 8 – disse que muitas pessoas se esqueceram ou nunca experimentaram entretenimento ao vivo sem um smartphone à sua frente.
Conforme comecei a tocar com mais frequência e a construir a minha carreira, percebi o quanto os telefones haviam substituído a música ao vivo”, disse ele.
Ele disse também em entrevista ao jornal australiano ABC que não permitir que o público tire fotos ou grave ajudou a criar uma atmosfera mais envolvente em seus eventos.
Há uma diferença absolutamente tangível, não apenas da minha perspectiva. Os fãs têm compartilhado o mesmo sentimento repetidamente. A ideia toda é voltar a estar cercado por seus amigos e músicas que você realmente ama, e nada realmente importa no momento além dessas coisas”, disse Lane 8.
E tudo isso começou no primeiro evento da This Never Happened em San Francisco em 2016.
Desde então, o projeto cresceu cada vez mais, então gostaria de pensar que estamos criando a melhor experiência possível para nossos fãs. Ver como o conceito sem telefones funcionou bem em nosso primeiro show foi um grande alívio e uma confirmação de que estávamos no caminho certo”, completou.
Os shows da This Never Happened estão marcados para acontecer em Melbourne, Sydney e Brisbane, em julho, com Le Youth, Paris e Sultan & Shepard – todo esse conceito fez com que pesquisadores participassem do debate.
O vice-presidente do Grupo de Pesquisa em Ciberpsicologia da Universidade de Sydney, Brad Ridout, disse que a pesquisa mostrou que, para muitos de nós, registrar um evento se tornou um hábito difícil de quebrar.
Todo mundo está tão acostumado a ver imagens no Instagram onde há um milhão de pessoas na frente deles e todos estão fazendo a mesma coisa. Na verdade, parece um pouco maluco. Pesquisas mostraram que fazer isso pode resultar em pior recordação da memória em comparação com aqueles que simplesmente viveram a experiência em vez de tentar capturá-la. Portanto, tentar ‘capturar’ a memória pode realmente impedir que as pessoas se lembrem dos mesmos eventos que estão tentando preservar”, disse Ridout.
Por fim, Ridout disse que aqueles que lutam para não pegar o telefone devem fazer um esforço consciente para se concentrar nas imagens, sons e emoções do evento à sua frente.
Defina uma intenção clara antes de participar de um evento de que você estará presente e não pegue o telefone. E, em seguida, ajude-se a conseguir isso colocando seu telefone em um local menos acessível, se possível.”
E aí, bora fazer esse exercício no próximo evento para viver uma atmosfera mais envolvente?