#WikiVibez: A trajetória de Alesso, ícone do Progressive House

Alessandro Renato Rodolfo Lindblad, mais conhecido como Alesso, é DJ e produtor sueco nascido em 7 de julho de 1991, em Estocolmo. Desde 2010, vem conquistando multidões com suas produções de Progressive House, Electro House e grande influência no Pop, e é destaque da nossa #WikiVibez da vez. 

Seu interesse pela música começou ainda na infância: aos 7 anos de idade, Lindblad já frequentava aulas de piano, e aos 16 se apaixonou pela música eletrônica, começando então a produzir sons nesse estilo. O reconhecimento começou no ano de 2010 após o lançamento de seu EP “Alesso E:P”, com tracks bem diferentes do que ele toca atualmente.

Já em 2011, Sebastian Ingrosso esteve como mentor de Alesso e o ajudou na produção de faixas. Nesse mesmo ano, Alesso estreou em 70° lugar na lista dos 100 melhores DJs da DJ Mag. 

Uma das primeiras produções de Alesso e Ingrosso foi a música “Calling”, que mais tarde foi renomeada “Calling (Lose My Mind)” junto com Ryan Tedder. A música foi um grande sucesso de 2012, alcançando a segunda posição no Beatport e se tornando uma das músicas eletrônicas mais tocadas daquele ano.

Em 2012, sua popularidade continuou aumentando, foi reconhecido pela MTV como “Novatos da EDM para assistir em 2012” e gravou um Essential Mix para a BBC Radio. Alesso também esteve esteve em turnê em seis países da Europa junto com a cantora Madonna na MDNA World Tour, além de tocar para uma multidão com mais de 60.000 no Creamfields. O lançamento da música “Years”, parceria com Matthew Koma, obteve um ótimo desempenho nas paradas britânicas e nesse mesmo ano ele ficou em 20º lugar na DJ Mag. 

No ano seguinte, seu remix de “If I Lose Myself” da banda OneRepublic recebeu indicação ao Grammy Awards na categoria “Melhor Gravação Remixada”, e sua colaboração com Calvin Harris em “Under Control” alcançou o topo de vários charts mundiais, inclusive no Reino Unido. Ainda em 2013, Alesso subiu posições no top 100 da DJ Mag chegando ao 13° lugar, além de tocar em grandes festivais como Coachella, Electric Daisy Carnival, Ultra Music Festival e Tomorrowland. 

Em 2014, Alesso assinou com a gravadora Def Jam Recordings, que tem como artistas Kanye West, Justin Bieber e Big Sean, sendo o segundo produtor de EDM a assinar com a label depois de Afrojack. Foram lançadas “Tear the Roof Up” e a memorável “Heroes (We Could Be)”, parceria com Tove Lo. Nesse mesmo ano Alesso iniciou a sua turnê “Heroes Tour”, arrecadando mais de $ 50.000 para a Chime for Change, um projeto da marca Gucci que busca ajudar mulheres e promover a igualdade de gêneros. 

Seu primeiro álbum de estúdio Forever foi lançado no primeiro trimestre de 2015 e inclui 14 faixas antigas e novas como “Heroes” e “Under Control”. O novo single “Cool” traz samples da música “Get Outta My Way” da cantora Kylie Minogue e vocais do cantor americano Roy English. 

Em 2016, Alesso esteve bastante envolvido com artistas da Ásia Oriental, como a cantora chinesa Jolin Tsai com quem lançou uma versão de “I Wanna Know” e um remix “Play”. Juntos eles encerraram o International Music Summit, trazendo em discussão a união entre o Oriente e o Ocidente na música eletrônica. Alesso também lançou uma versão de “Years” em parceria com o cantor Chen do grupo de K-pop Exo pela SM STATION. Em outubro de 2016, estreava seu novo single co-produzido por Dillon Francis “Take My Breath Away” durante o Ultra Music Festival Tawain.

No ano de 2017 foi lançada “Let Me Go”, música de Hailee Steinfeld em parceria com Alesso, Watt e Florida Georgia Line. Logo depois lançou “Is That For Me” colaboração com a cantora brasileira Anitta e, ainda em 2017, Alesso lançou o single “Falling” pela Virgin EMI Records. 

No ano seguinte, Alesso esteve em turnê pela Europa novamente e encerrou o festival Tomorrowland com apresentação histórica. Para comemorar o 10º aniversário do festival Electric Zoo, ele e Tiesto foram convidados como atrações principais. O single “Remedy” estreou em uma apresentação no Good Morning America junto com o cantor Conor Maynard. A música alcançou o topo na parada US Dance Airplay e, para encerrar 2018 com chave de ouro, Alesso fez três apresentações consecutivas com ingressos esgotados em Los Angeles. 

Em 2019, foi lançado o mixtape PROGRESSO VOLUME 1, que contém três faixas, “Progresso”, “Confession” e “Time”. Também foram lançadas “Sad Song”, em parceria com TNI, e “The Middle”, colaboração com SUMR CAMP. Além de apresentações em grandes festivais como Tomorrowland e Ultra Music Festival, Alesso se apresentou no show beneficente Venezuela Aid Live, na Colômbia, a fim de arrecadar fundos para combater a crise humanitária na Venezuela. 

Assim como a maioria dos DJs, Alesso teve sua agenda de shows de 2020 adiada por causa da pandemia, e algumas apresentações foram realizadas online através de lives. Seus últimos lançamentos foram “One Last Time”, parceria com DubVision, e “Midnight”, com Liam Payne.

 Curiosidades:

  • Em 2017, Alesso esteve na Amazônia para a gravação do clipe “Is That For Me”, parceria entre ele e Anitta. 
  • Há uma extensão no jogo Payday 2 chamada “The Alesso Heist” que coloca o jogador do game no meio do show do DJ. 
  • Alesso possui várias parcerias com cantores do pop, entre eles Liam Payne, Hailee Steinfeld, Tove Lo e Maroon 5.
  • Considerado um dos DJs mais bem pagos do mundo pela Forbes, em 2019 ocupava a 13ª posição, com uma uma fortuna de 12,5 milhões de dólares.
  • Além de sua paixão pela música, Alesso também ama carros de luxo.  

Revisão por Hector Lopez

Faça parte do Vibez Club!
Você é apaixonado por música eletrônica? Então cadastre-se e faça parte do nosso club exclusivo de vantagens, e tenha a chance de ganhar nossos produtos, lançamentos exclusivos, ingressos e mais!