WikiVibez: Calvin Harris, o hitmaker da cena eletrônica!

Da Escócia para o Mundo, Adam Richard Wiles, ou popularmente conhecido como Calvin Harris, nasceu em 17 de janeiro de 1984, atualmente é um dos produtores de maior prestígio, quando o assunto é produção de excelente qualidade e que estoura de forma global, e é o alvo dessa #WikiVibez!

Antes da fama chegar, Adam teve que persistir muito! Seu primeiro contato com a produção de música eletrônica se deu em 1999, quando produziu as tracks “Da Bongos” e “Brighter Days,” que foram lançadas em um EP da gravadora Prima Facie label em 2012, sob o nome artístico Stouffer. Aos 17 anos se mudou para Londres, mas as coisas não foram fáceis. Durante o período por lá, ele conseguiu lançar apenas a track  “Let Me Know” em 2004, e acabou tendo que voltar para a Escócia. 

De volta a sua terra natal, ele começou a postar todas as suas tracks no MySpace. Sua música chamou a atenção de um colaborador da EMI Music, que logo em 2006 o chamou para a gravadora. Em 2007, ele lançou seu primeiro álbum, o “I Created Disco”, com duas tracks de sucesso: “Acceptable in the 80s” e “The Girls“. E foi com esse primeiro álbum que Adam passou a aderir o nome artístico de Calvin Harris.

“Meu primeiro single foi mais uma faixa de soul, e eu pensei que Calvin Harris soava um pouco mais racialmente ambíguo… Eu pensei que as pessoas poderiam não saber se eu era negro ou não. Depois disso, eu estava presa a isso”. Comentou Adam sobre como se deu a escolha pelo seu nome artístico, em uma entrevista ao Shortlist, em 2009.

Escritor, produtor e quando necessário, cantor, o  talento de Adam logo atraiu os olhares de muitos na indústria da música, que ainda em 2007, ele foi convidado para remixar tracks de artistas como Jamiroquai e Groove Armada. Ele ainda escreveu e produziu músicas para o álbum de retorno da Kylie Minogue e fez sua primeira collab com Dizzee Rascal na track “Dance wiv Me“, que inclusive atingiu o top das paradas no Reino Unido!

Em 2009, antes de lançar o álbum, “Ready for the Weekend,  ele liberou a hit “I’m Not Alone“, que já de cara mostrava que o álbum seria um sucesso! Mas foi em 2011 que Calvin sentiu de fato o que estava por vir: ele trabalhou em algumas músicas com Example na track “We’ll Be Coming Back”, Tinchy Stryder na Off The Record”, e Rihanna na “We Found Love“, música que levou o nome de Calvin Harris ao topo das paradas mundiais, rendendo inclusive disco de platina nos Estados Unidos e uma turnê de muito êxito ao lado de Rihanna. Neste mesmo ano ele lançou outras duas tracks que o fizeram ainda mais fama: a collab “Bounce” com a Kelis e “Feel So Close“.

No ano seguinte, em 2012, Calvin lançou seu terceiro álbum, que o levou de vez ao sucesso global: “18 Months”. O álbum que contava com os singles previamente lançados “We Found Love” e “Bounce”, também contava com músicas com vocais de Ellie Goulding, Florence Welch, e Ne-Yo. Um verdadeiro sucesso em todas as plataformas!

A junção de música eletrônica com pop o rendeu excelentes frutos, sendo um deles, o posto de DJ mais bem pago do mundo em 2013, segundo a Forbes.

Em 2014 fomos brindados com o seu quarto álbum, intitulado de “Motion”, com hits como “Summer”, “Blame”, “Under Control” que foram as músicas mais tocadas nas rádios pelo mundo afora, por meses! Em 2015 ele lançou a collab entre o trio de DJs britânicos Disciples, na track “How Deep Is Your Love“. E em 2016 mais uma collab de sucesso com a Rihanna em “This Is What You Came For” seguido do single “My Way” com seus próprios vocais!

Seu quinto álbum de estúdio veio em 2017, o “Funk Wav Bounces Vol. 1, que foi lançando em pleno verão recheado de collabs com muitas estrelas, como: Frank Ocean,  Migos, Pharrell Williams, Ariana Grande, Khalid, Katy Perry, Big Sean, John Legend, Nicki Minaj, Snoop Dogg, para citar alguns!

Em 2018, Calvin lançou dois hits bombásticos, sendo eles a track “One Kiss” com vocais da Dua Lipa, e outro hit com Sam Smith, a “Promises“. Já em 2019, o escocês começou o ano lançando a track “Giant”, um remake da sua clássica “I’m Not Alone”, remixada pelo duo Camelphat, e confirmando 3 residências que com toda certeza serão um sucesso: uma em Las Vegas no Hakkasan, e duas em Ibiza, sendo uma festa de dia no Ushuaïa e outra noturna na Pacha. Além disso, uma apresentação exclusiva no Creamfields Festival!

Adam é sinônimo de persistência e perseverança, pois apesar das dificuldades vividas no início da carreira, não desistiu e mostrou para o que veio: nos brindar com incríveis produções cheias de vibez!

Calvin Harris Facts:

  • Ele tem o recorde “Number 1 Singles” de ter o maior número de singles no topo das paradas desde 2010;
  • O álbum “18 Months” tem o recorde de álbum com o maior números de singles no top 10 das rádios, com 9 hits;
  • Em 2007 ele realizou um show beneficente para ajudar as pessoas em más condições na sua cidade natal;
  • Em 2012 ganhou o MTV Video Music Award pela track “Feel So Close”;
  • Em 2010 abriu sua própria gravadora, a Fly Eye Records, que durou até 2016;
  • As aparições do escocês em festivais são bem raras, pois ele considera que grandes shows não são tão pessoais quanto se apresentar em um club.
Faça parte do Vibez Club!
Você é apaixonado por música eletrônica? Então cadastre-se e faça parte do nosso club exclusivo de vantagens, e tenha a chance de ganhar nossos produtos, lançamentos exclusivos, ingressos e mais!