WikiVibez: Skrillex, o precursor do Dubstep

Sonny John Moore, mais conhecido como Skrillex, é DJ, produtor, cantor e compositor americano nascido em Los Angeles, Califórnia. Considerado um dos precursores do Dubstep, ele é muito mais que um produtor desse gênero. Vem saber o porquê nesse #WikiVibez mais que especial! 

Desde cedo, Moore já mostrava interesse pela música participando de shows punk na região leste e sul de LA, clubes e raves em Silver Lake. Em 2004, foi guitarrista e, mais tarde, vocalista da banda de hardcore “From First to Last”, gravando dois álbuns de estúdio: “Dear Diary, My Teen Angst Has a Body Count” em 2004 e “Heroine” em 2006.

Em 2007, decidiu seguir carreira solo; lançou várias demos pelo MySpace e se juntou ao Alternative Press Tour, entrando em turnê e apoiando bandas como All Time Low e The Rocket Summer. Nesse mesmo ano, foi capa da edição anual da Alternative Press “100 Bandas que Você Precisa Saber”. 

Moore, assim como outros DJs, começou a lançar suas demos pelo MySpace. Em 2009, lançou o primeiro EP “Gypsyhook” e já estava pronto para lançar seu primeiro álbum solo com o produtor Noah Schain quando interrompeu a produção e começou a se apresentar como Skrillex. Em 2010, lançou o EP “My Name Is Skrillex” e, logo depois, o álbum “Scary Monsters and Nice Sprites”, que foi quando ele passou a ser mundialmente conhecido.

Com isso, Skrillex foi indicado a cinco categorias no maior prêmio da música, o Grammy Awards, e ganhou três: melhor álbum dance/eletrônica com “Scary Monsters and Nice Sprites”, melhor gravação dance com o single intitulado com o mesmo nome do álbum e melhor gravação remixada com “Cinema”. Com o reconhecimento do Grammy, Skrillex lança seu quinto EP “Bangarang”, que entrou para diversos charts mundiais, expandindo ainda mais o seu som.

Apesar de todo o sucesso, Skrillex não costuma investir em marketing. Ele mesmo disse que nunca gastou um centavo em divulgação de nenhum álbum, é sempre tudo orgânico. 

“Com ‘Bangarang’, eu não fiz nenhum anúncio, nenhuma campanha. Eu só coloquei no meu Facebook e em outros lugares. Foi assim que fiz com meus registros anteriores. Eu sempre o mantive orgânico”, contou Skrillex em entrevista. 

Dog Blood 

É um projeto paralelo junto com Boys Noize que começou em 2012. O single “Next Order” chegou ao topo do Beatport na parada Techno. O projeto continua em atividade até hoje.

Jack Ü

Em 2013, Diplo e Skrillex se juntaram e formaram o projeto Jack Ü; por terem ideias parecidas, eles acharam que era uma boa hora de formar uma dupla. Em 2015, lançaram o álbum “Skrillex and Diplo Present Jack U”, que rendeu dois Grammy Awards, um de “Melhor Álbum de Música Eletrônica” e outro na categoria de “Melhor Gravação de Dance Music”, com a faixa “Where Are U Now”, junto com Justin Bieber. 

Nesse mesmo ano, fizeram uma apresentação histórica no Ultra Music Festival. Em 2017, o duo anunciou uma pausa no projeto por estarem muito ocupados em outros trabalhos.

Continuando com a nossa linha do tempo, no ano de 2013, foi lançado seu sexto EP “Leaving”, e, em 2014, lançou um aplicativo que continha 11 arquivos ocultos e uma contagem regressiva. Quando essa contagem acabou, os arquivos eram, na verdade, as músicas que compunham seu novo álbum “Recess”. Moore também participou da produção da música “Sorry” de Justin Bieber, que foi sucesso global de 2015.

Em 2016, juntamente com Beat Billionaire e Rick Ross, eles produziram a track “Purple Lamborghini”, que foi lançada como single para a trilha sonora do filme Esquadrão Suicida. A música recebeu indicação ao Grammy Awards como “Melhor Canção Composta para Mídia Visual”. 

Em 2017, fez um breve retorno com a sua banda de rock “From First to Last”, lançando uma música com seus vocais e se apresentando na boate Emo Nite pela primeira vez em anos. Nesse mesmo ano, ele também lançou “Chicken Soup” com Habstrakt, “Would You Ever” com Poo Bear , “Saint Laurent” com DJ Sliink e Wale e “Favor” com Vindata e NSTASIA.

No ano seguinte, colaborou com o DJ e produtor inglês Joyryde na música “Agen Wida” e também lançou o single “Arms Around You”, uma parceria com XXXTentacion, Lil Pump, Maluma e Swae Lee.

Já em 2019, continuou com diversas parcerias, dentre elas o lançamento do EP de 2 faixas “Show Tracks”, “Fuji Opener” com Alvin Risk e “Mumbai Power” com o rapper Beam. Juntamente com Boys Noize e Ty Dolla $ign, também lançou “Midnight Hour” com o selo de sua gravadora, OWSLA.

Em 2020, seu último lançamento foi o single “Ego Death” com Kanye West, FKA twigs e Ty Dolla $ign. Através de suas redes sociais, ele confirmou que o álbum novo estava quase finalizado, deixando os fãs ansiosos pelo  que está por vir. 

Skrillex já trabalhou com diversos artistas, do k-pop até o rock. Fato é que, apesar de ser considerado um dos precursores do dubstep, ele sempre arrasa em produções de qualquer gênero, um verdadeiro ícone da música e das vibez! 

Curiosidades:

  • Skrillex usa seus próprios vocais em algumas de suas produções e edita com programas e plugins para que a voz fique estranha. 
  • Já namorou a cantora Ellie Goulding, com quem fez parceria na música “Summit” em 2012. 
  • Suas maiores influências iniciais foram Marilyn Mason, Nine Inch Nails e The Doors. 
  • O nome Skrillex vem de um apelido da adolescência e, segundo ele, não tem nenhuma outra explicação. 
  • Em 2011, Skrillex fundou sua própria gravadora, a OWSLA. 
  • Antes de começar a usar o nome Skrillex, era conhecido como Twipz.
  • Já recebeu 13 indicações no Grammy Awards e ganhou 8, sendo o DJ mais premiado do evento. 
  • Já teve que pagar 1,6 milhão de dólares de indenização por ter pulado do palco e ferido uma fã em 2012.

Revisão por Hector Lopez

Faça parte do Vibez Club!
Você é apaixonado por música eletrônica? Então cadastre-se e faça parte do nosso club exclusivo de vantagens, e tenha a chance de ganhar nossos produtos, lançamentos exclusivos, ingressos e mais!