Foto via divulgação

5 dicas para evoluir na produção musical, por Nineteen Sines, expoente brasileiro do Techno

TRACK DA SEMANA:


Se você já vem de outro estilo assim como eu, Nineteen Sines vim, em 2017, após mais de 10 anos de produção, é normal você ter “manias”, ou melhor dizendo, características, na sua forma de construção de uma música e até mesmo timbragem dos elementos.

Os feedbacks dados por pessoas que já produziam Techno há anos foram essenciais para eu enxergar onde eu ainda tinha que melhorar para ter as reais características do gênero em minhas músicas. Por isso, selecionei 5 dicas que podem te ajudar a evoluir nesse e em outros quesitos. Confira:

Dica 1 – ARRANJO

Entregar uma música com um arranjo bem construído é igual ler um livro Best Seller, você irá ouvir muita gente falar dele. Na música, é igual, se você construir uma música que tenha uma história e, dentro dessa história, várias partes como se fossem capítulos, você com certeza estará a frente de muitos produtores.

Às vezes, quando você está na pista e o DJ começa a mixar uma música e essa música que está entrando tem algo que você já consegue identificar e lembrar dela inteira, mesmo que ela nem tenha começado direito, você pensa: “essa é braba!”. Com certeza, você já passou por isso, né? Então, isso é um resultado de uma boa história, ela fica salva na sua cabeça.

Dica 2 – Ctrl C + Ctrl V

Cuidado ao se basear demais nas tracks das suas referências. É ótimo você ter influências, mas quanto mais rápido você parar de ouvi-las, melhor. “Nossa você tá doido? Como assim não posso ouvir os meus ídolos?” Calma, amigo, também não é tão radical assim. É claro que você pode ouvir, mas o que não pode rolar é fazer igual a ele.

Eu até indico que, caso você esteja começando a produzir por agora, escolha e coloque a música que você curte dentro do seu projeto, depois você copia literalmente toda a estrutura e coloca os elementos conforme forem se passando os minutos.

Simplificando, se a música começa com kick e bass, com os graves cortados, você vai começar sua track com kick e bass, com os graves cortados. Você vai basear toda a construção. Se tem um pad de fundo, você vai colocar o pad de fundo, e assim por diante, em outras línguas, é quase um plágio (risos), mas não é, você está só entendendo como funciona a estrutura de alguém que já produz há anos.

Mas tome cuidado, isso é só pra você entender como as coisas são, se você continuar a copiar sempre os timbres e arranjos, você será lembrado de forma ruim.

Dica 3 – Seja eclético

Ser 100% techneiro não vai te fazer ser o melhor, vai na minha! Conheço muitos amigos famosos que vieram do Metal, do Jazz, de banda Gospel, enfim, de todos os lados da música e que pegaram referências de tudo quanto é canto.

Hoje, eu raramente ouço Techno em casa porque se você consome muito Techno, seu subconsciente acaba armazenando muitas melodias, percussões, estilos de vocais e as chances de você fazer variações iguais na hora de produzir é muito grande.

Busque novas inspirações em músicas de filmes, bandas Gospel, Jazz, Drum & Bass, Breakbeat, Hip Hop, etc. Você vai se surpreender com a riqueza de elementos, timbragens e sequências que esses gêneros poderão te dar e fazer com que você aflore ainda mais sua criatividade. Eu mesmo já fiz um som baseado numa cena de Matrix.

Dica 4 – 3 C’s

Começar, continuar e concluir.

Começou uma track? Travou? Continua!

Continuou? Conclui! Nada de passar pra próxima só por conta de um bloqueio criativo, uma semana ruim, um dia ruim, nada disso. Começou, continuou, concluiu!

Eu já passei anos nesse tal de “travei, vou começar outra” e meu computador tinha muitos projetos inacabados. Porque? Porque meu subconsciente já estava programado para, a partir do momento que eu começasse uma música, ele já estava preparado para que a qualquer momento que me faltasse criatividade, eu já desanimava e desistia.

Certamente isso já deve ter acontecido algumas vezes com você. Eu aprendi a contornar dando o tempo que fosse necessário, mesmo que eu ficasse 2 semanas, 3 semanas sem produzir, mas eu iria terminar a track, eu deletaria quase todos os elementos, mas não seria mais um projeto pra lixeira. Você precisa reeducar seu cérebro para não desistir das suas idéias, depois que você reeduca, as coisas ficam mais fáceis de serem concluídas.

Dica 5 – Não se compare

Todo mundo tem seu tempo de evolução, uns mais rápido, outros nem tanto, mas o que vai fazer você evoluir mesmo é a sua dedicação e constância! Seja qual for o seu nível de produção, não se compare de forma alguma com seu ídolo ou com alguém que começou e já tá explodindo no mercado, todos tem o seu caminho. Cuide e regue o seu jardim todo dia, ele vai crescer e ficar tão bonito que você nem vai lembrar de ficar olhando o jardim do vizinho.

Em 2006, quando comecei a produzir, as músicas eram horríveis, não tinha pé nem cabeça e a qualidade, então, só de lembrar, meus tímpanos choram (risos).

Por eu ter somente o YouTube como “professor”, meu desenvolvimento para ter tracks boas levou uns 3 a 4 anos. Hoje, eu sei o quanto alguém do lado poderia ter me feito evoluir mais rápido em um tempo muito mais curto, e é isso que eu faço hoje com o projeto que eu criei – chamado “a ONDA”.

Em 2020, o “a ONDA” foi criado para levar o DJ e produtor musical do ponto A ao ponto B de uma forma que ele passe pelas barreiras que todo artista tem que passar, de uma forma mais sábia, vindo de quem já está há mais de 15 anos na cena eletrônica.

E hoje, em 2021, ensino pessoas como você, a poder evoluir na qualidade sonora e aprender as técnicas que fizeram com que eu recebesse suportes de Amelie Lens, Victor Ruiz, Richie Hawtin, Enrico Sangiuliano, Nicole Moudaber, Luigi Madonna, Township Rebellion entre muitos outros artistas consagrados mundialmente.

No “a ONDA + TECHNO” criamos uma música do zero e você pode ainda pode participar de um concurso ou ganhar prêmio em dinheiro como um estímulo para que você continue trabalhando firme no seu sonho. Além disso, terá como bônus um módulo de teoria musical por uma professora pós-graduada, a Gil Dantas, e um acompanhamento da sua evolução, que é uma das coisas primordiais para a evolução das suas tracks.Se quiser saber mais sobre todo o conteúdo é só acessar 19sines.com.br e, qualquer dúvida, só me chamar no instagram @nineteensines. Até a próxima!