Direitos de publicação da música “Without You” do Avicii recebem lance de cerca de $65 mil em leilão

Os direitos de publicação de uma das canções mais icônicas de Avicii chegaram ao mercado de leilões, criando uma oportunidade para um investidor sortudo possuir efetivamente um pedaço da história da Dance Music.

Sendo uma das faixas mais tocadas nos últimos anos da vida de Avicii. Quando ele começou a tocar “Without You” em 2016 em apresentações mundiais, como no Ultra Music Festival e no Creamfields, vários burburinhos começaram a aparecer online enquanto os fãs especulavam desesperadamente sobre sua data de lançamento. No entanto, foi só em agosto de 2017 que finalmente testemunhamos a química entre Avicii e Sandro Cavazza ser revelada ao mundo em formato de música.

Os direitos de publicação de “Without You” chegaram recentemente à Royalty Exchange, uma plataforma que facilita a venda de ativos geradores de royalties que vai de músicas a propriedades intelectuais. O leilão terminou na manhã de sexta-feira (30), quando um licitante não identificado levou para casa os direitos de “Without You” por um período predeterminado de 10 anos.

Após o término do prazo, os direitos são revertidos para o proprietário original. No entanto, o período de duração limitado não impediu a música de ser vendida. O lance vencedor foi de $65.000 ou cerca de R$338 mil.

De acordo com a análise preliminar da Royalty Exchange, este preço ainda renderá ao vencedor um retorno substancial. Espera-se uma taxa interna de retorno (TIR) ​​média de 11% ao ano durante o período. Pela medida da Royalty Exchange, “Without You” gerou cerca de US $20.000 em royalties nos últimos 12 meses ou cerca de R$104 mil, mas normalmente os royalties de músicas têm uma quantidade de retornos decrescentes ano a ano conforme a faixa envelhece.