Cassian e ICEHOUSE: Como remix de Great Southern Land mostra origens do DJ australiano

O DJ Cassian, um dos maiores nomes da Austrália, lançou no dia 10 de maio deste ano um remix da faixa “Great Southern Land”, um clássico do grupo ICEHOUSE lançado em 1982. A versão original da composição já tinha reconhecimento por tratar a produção com sintetizadores com muita autoridade e, agora, mais de 40 anos depois, vemos essa  novamente a visão do público sobre música – dessa vez, a eletrônica.

Nascido em Sydney, na Austrália, Cassian começou sua carreira com apenas 16 anos. Em entrevista à Eletro Vibez, menciona ter liderado uma banda nessa idade, mas o projeto não avançou. O produtor começou a lançar músicas a partir de 2009 e conquistou a atenção do público ao longo dos anos – um dos principais fatores do sucesso foi o auxílio do trio RÜFÜS DU SOL, com o qual qual participou da mixagem dos discos “Bloom”, de 2016, e “Solace”, lançado em 2018.

Após ganhar espaço dentro da cena, o DJ explodiu como um dos principais nomes da nova leva de produtores que buscam modificar a visão do público sobre a música eletrônica como um todo – um dos destaques disso, inclusive, vai para a parceria de Cassian  com Anyma, co-criador da gravadora Afterlife, no remix de “My City’s on Fire”, lançado também em 2023.

Diante desse protagonismo global, Cassian foi capaz de unir o público com suas composições e dar vida a um de seus sons mais interessantes, “Great Southern Land”. A versão original da canção foi lançada em agosto de 1982, pela banda ICEHOUSE, uma das maiores representantes do New Wave na Austrália.

Formado em 1977, o grupo foi capaz de quebrar recordes impressionantes na indústria da da época, e com a obra que leva o título que leva o título desse texto não foi diferente: Em novembro de 2014, ela entrou para a seleção da “Sounds of Australia”, que é um arquivo que guarda as principais contribuições na arte já realizadas no país.

A faixa, através de sua letra, comunica o grande apreço pela terra em que foi criada. Considerado um hino não oficial do país, o ICEHOUSE fez uma homenagem que foge do clichê ao compartilhar sua visão madura, mas belíssima, sobre a Austrália. Cassian, motivado pela bênção da vocalista do grupo, Iva Davies, fez uma dupla homenagem: à sua nação de origem e à banda. 

Além do resgate perfeito da sonoridade dos anos 80, com a inserção da produção atual dentro da música eletrônica, Cassian fez questão até mesmo de colocar uma capa que alude à original, tudo isso para mostrar o quanto sua terra e suas referências foram cruciais para chegar onde está agora.

É, parece que as vibez de trazer aquele “gostinho” de casa se mantém viva no coração do Cassian – e quem ganha é a gente!

por Lucca Magro