Antes de falarmos sobre a protagonista desse texto, a Defected, nós precisamos falar sobre as suas raízes, a House Music.
A House é um estilo de música eletrônica de ritmo acelerado que se originou em Chicago no início dos anos 1980 e se espalhou mundialmente. Nascida em clubes de Chicago que abriram suas portas sem preconceitos para clientes gays, predominantemente negros e latinos, a House fundiu os vocais das divas do soul, da disco dos anos 1970, com o futurismo frio do Eurodisco, que era marcado por sintetizadores.
Inventada por DJs como Frankie Knuckles (que era residente no clube The Warehouse, e por isso o termo “House”) e Marshall Jefferson, a house chegou à Europa em 1986, com faixas dos selos Trax e DJ International, penetrando nas paradas pop britânicas. Em 1988, o subgênero chamado Acid House explodiu na cultura jovem britânica quando os ravers descobriram que as linhas psicodélicas do baixo da música agiam sinergicamente com o ecstasy, ou o famoso MDMA.
Em 1990, a cena britânica estava dividida. Parte do público seguia a cultura Acid House, que era caótica e brindava a cena com raves que duravam o dia todo em campos afastados, sendo um escape perfeito da realidade mundana da maioria, e do outro lado, existia o público que estava disposto a se dedicar a uma cena mais madura e “evoluída” da House, que era o estilo Garage (que tem esse nome em homenagem ao clube Paradise Garage, de Nova York).
O surgimento de uma nova era
Dito isso, temos o cenário perfeito para a Defected Records nascer em Londres e se consolidar como o selo musical de House Music mais fiel ao movimento em todo o mundo. Fundada em 1 de Janeiro de 1999 por Simon Dunmore, a Defected representa a história de sucesso da dance music do Reino Unido. Tendo a Ministry of Sound como uma das principais investidoras, o projeto tinha tudo para dar certo.
O primeiro lançamento de Defected foi “I Can’t Get Enough” do Soulsearcher, que alcançou o 5º lugar na parada de singles do Reino Unido. Esse sucesso inicial foi seguido por “Another Chance”, de Roger Sanchez, que alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart, em 2001.
No final de 2016, Defected atingiu seu 500º lançamento, e celebrou a data com um catálogo que inclui singles de artistas como Bob Sinclar, Kings of Tomorrow, Masters At Work, Inner City, Dennis Ferrer, Lenny Fontana, Roy Davis Jr., DJ Gregory , Mr G, Marc Kinchen (MK) e mais recentemente Franky Rizardo, Purple Disco Machine, Amine Edge & DANCE, Peggy Gou e muitos mais.
Comemorando os 20 anos da gravadora e “tudo o que há para amar na House Music”, a Defected deu início a 2019 com uma série de eventos e anúncios especiais, incluindo a presença da label na BBC Radio 1, com a transmissão do primeiro Essential Mix do ano, especial ‘Influences Essential Mix’, mixado por Simon Dunmore.
Uma visão da música que amo e que continua a influenciar tudo que aspiramos alcançar na Defected Records, já que comemoramos 20 anos na casa!” nas palavras de Simon.
Além de ser a casa da House Music em Londres, a marca representa a sonoridade no mundo todo, abrigando uma gama de sub labels dentro do seu guarda-chuva de marcas, como a Classic Music Company, DFTD, D 4 Dance, 4 To The Floor e várias outras, mas não podemos deixar de mencionar a mais relevante delas, a Glitterbox.
O sucesso da Glitterbox
Como o nome já diz, a Glitterbox representa a diversidade da cena, entregando ao público LGBTQI+ muita música, glitter e brilho em suas festas, que são um verdadeiro fenômeno na vida noturna.
Criada em 2014 pelo big boss da Defected, Simon Dunmore, a Glitterbox proporciona a todos que frequentam suas festas uma atmosfera de inclusão que une todas as idades, convicções e estilos de vida na pista de dança.
As festas da Glitterbox trazem os DJs mais respeitados do mundo para aparecerem ao lado de talentos emergentes com uma trilha sonora que apresenta a Dance Music em suas formas mais puras com fortes influências da Disco. Movendo mente, corpo e alma, os eventos da Glitterbox reúnem dançarinos, performers ferozes, drag queens e música para criar momentos inesquecíveis em pistas de dança ao redor do mundo.
Para celebrar os 6 anos de história da label, a marca lançou em 2020, o longa-metragem intitulado como “Where Love Lives” em parceria com o Youtube. Através das histórias da família de artistas da Glitterbox, dançarinos e artistas LGBTQI+, o filme explora temas de identidade e auto-expressão e a importância vital que a vida noturna desempenha para aqueles cujas identidades não são totalmente aceitas no mainstream. Assista e saiba mais sobre o projeto aqui!
A consolidação da marca em meio a crise
Durante a pandemia, em 2020 e 2021, muitos clubes, DJs, produtores e pessoas da indústria do entretenimento em geral foram gravemente impactadas, assim como a Defected, que tinha uma agitada agenda de shows ao redor do mundo e teve que se adaptar para o mundo virtual.
As lives promovidas pela gravadora foram sem dúvidas umas das mais bem feitas e marcantes para os amantes da música eletrônica. Em parceria com a Heineken e UEFA, tivemos a oportunidade de assistir sets com Idris Elba tocando em Amsterdam, Purple Disco Machine diretamente de Dresden e Bob Sinclair tocando em seu estúdio nos brindando com um show de vibez!
Além das lives, a label também é bastante conhecida pelo seu “Radio Show”, apresentado pelo próprio Simon e também por alguns dos DJs da marca, sendo responsável por trazer as novas tendências da House Music para o mundo, fato este, que reflete diretamente na posição de label que mais cresce dentro do Beatport, segundo o IMS Business Report de 2021.
Vinte anos depois, e com a pandemia dando uma trégua, a gravadora está se programando para realizar eventos em todo o mundo, incluindo seu próprio festival de seis dias, na Croácia.
Musicalmente, a Defected manteve sua identidade central, preservando a versatilidade para evoluir e se adaptar, o que a permitiu se consolidar como uma das gravadoras independentes mais duradouras da música eletrônica, com inúmeros sucessos e com um valor inestimável de marca.
HOUSE MUSIC ALL LIFE LONG!