A maioria das regras referentes ao coronavírus permanecerá em vigor na Inglaterra por mais quatro semanas após o desbloqueio planejado para 21 de junho, disseram fontes do governo.
Ministros importantes assinaram a decisão de atrasar o levantamento de todas as restrições legais referentes ao contato social. Isso pode significar que os limites de capacidade para esportes, pubs e cinemas permanecerão e as boates e clubes permanecerão fechados.
A extensão será submetida à votação na Câmara, este mês, e pode desencadear uma considerável rebelião conservadora.
A Inglaterra deveria passar para o estágio quatro do roteiro do governo do bloqueio em 21 de junho, quando os locais e eventos seriam autorizados a operar sem limites de capacidade e o limite de convidados em casamentos seria levantado. Também significaria o fim das regras atuais que limitam as reuniões em casa a seis pessoas ou duas famílias.
Mas muitos cientistas pediram que a reabertura seja adiada para permitir que mais pessoas sejam vacinadas e recebam as segundas doses, em meio a casos crescentes da variante Delta, que foi identificada pela primeira vez na Índia.
Um atraso também permitiria que mais trabalho fosse feito para saber se as vacinas estão rompendo ou simplesmente enfraquecendo a ligação entre infecções e hospitalizações.
O ministro da Saúde, Edward Argar, disse que não poderia confirmar o atraso antes do anúncio do PM, mas que havia um “aumento preocupante” nos casos da variante Delta e os números no hospital “estavam começando a aumentar”.
Os casos mais graves ocorreram entre pessoas não vacinadas ou aquelas que receberam apenas uma dose, disse ele, acrescentando que, nas taxas atuais, quase 10 milhões de doses poderiam ser administradas ao longo de quatro semanas para aumentar a proteção.
Os limites para reuniões internas na Irlanda do Norte estão programados para serem relaxados em 21 de junho e as regras atuais no País de Gales serão revistas em 25 de junho.