O artista holandês, que se tornou uma estrela durante a explosão do EDM nos anos 2010, se afastou das pressões de fazer turnês em sequência
Quatro anos depois de se afastar da cena EDM, Hardwell subirá novamente ao palco. O retorno será em Miami, no próximo fim de semana, no último show do Ultra Music Festival, conforme apurou e publicou a Billboard. O DJ-produtor holandês encerrará o festival de três dias como “convidado especial” no horário final do palco principal, às 21h, no domingo (27).
Hardwell alcançou a fama em meio à explosão comercial da Dance Music nos EUA, de 2012 a 2018, liderando grandes festivais como Ultra e Tomorrowland, e realizando residências em alto nível locais como o Hakkasan, em Las Vegas. Ele produziu uma série de sucessos como “Spaceman” e “Apollo”.
Um porta-voz do Ultra não respondeu aos e-mails da Billboard. Anna Knaup, gerente de Hardwell, não quis comentar sobre o possível retorno. A performance do DJ holandês no Ultra tem sido comentada há meses, e o festival não a tornou menos óbvia, tendo colocado um nome borrado entre as letras “G” e “I” em sua lista alfabética de artistas.
Ao anunciar a primeira fase do line up do evento, em fevereiro, os organizadores disseram que o show de encerramento de domingo seria preenchido por “um dos artistas mais emblemáticos da história da música eletrônica”. Os DJs Kura e Timmy Trumpet, que lançaram faixas no selo Revealed Recordings de Hardwell, também divulgaram um possível show de retorno de Hardwell no Twitter.
Hardwell estava conversando com o Ultra sobre seu retorno, com música nova, na edição de 2020 do festival, que foi cancelada, juntamente com o evento de 2021, devido à pandemia do COVID-19, segundo a Billboard.
Fontes disseram ao site americano que Hardwell vai estrear novas músicas no festival deste ano, e que seu novo som é uma mudança – ou evolução – de seu trabalho anterior, focado comercialmente. O amigo de Hardwell e colega DJ holandês, Laidback Luke, disse à Billboard em outubro que ouviu algumas das novas músicas, dizendo que estava “tão orgulhoso dele, e seu novo álbum será incrível”.
Se é o começo de um retorno, não será a primeira vez que o Ultra atua como uma plataforma de lançamento para o renascimento de um grande artista. Em 2018, após a aposentadoria, o Swedish House Mafia encerrou o Ultra com uma performance surpresa, com Axwell declarando à multidão do palco do Ultra que o grupo voltaria.
Após uma ausência de três anos, o Ultra está de volta este ano com um evento sold out em Miami, de volta ao Bayfront Park.