Festivais na Holanda: Conheça os 6 melhores festivais de música eletrônica em Amsterdã

Os festivais de música na Holanda são referências globais, já que o país mantém sua posição como um dos principais destinos europeus para amantes das tracks eletrônicas.

A cena musical em Amsterdã sempre foi famosa por ter uma vida noturna agitada e em constante evolução, conhecida não apenas pelas baladas, mas também por raves em florestas, armazéns e parques para os mais diversos gostos musicais.

Os festivais de música eletrônica holandeses possuem estruturas e produções de muita qualidade, além de artistas incríveis em seus line-ups. 

Amsterdã também é considerada a meca da EDM, por ter muitos DJs mundialmente famosos nascidos por lá, como por exemplo: Tiësto, Armin van Buuren, Hardwell, Martin Garrix, Afrojack, Oliver Heldens e muitos outros, fato este que certamente faz com isso que isso reflita nos festivais do país.

Seja com eventos espalhados por toda a cidade, festivais com camping mais remotos espalhados pelo interior do país, ou nos grandes centros, podemos afirmar com toda certeza que a Holanda realmente tem tudo de melhor a oferecer com seus festivais de música eletrônica, e aqui vão algumas dicas imperdíveis.

1. AMF – Amsterdam Music Festival

Onde: Johan Cruijff Arena, Amsterdã

Quando: Final de outubro, geralmente durante a semana do ADE

Gênero: Big Room + House

Público: 50 mil pessoas

O AMF, ou Amsterdam Music Festival, é realizado todo mês de outubro. E é durante este festival de um dia, que acontece a parceria com a revista de música eletrônica, DJ Mag, para anunciar a votação do ano entre os “100 melhores DJs” do mundo. É sempre um anúncio empolgante e que gera muita expectativa a cada ano por parte dos artistas e fãs.

O Amsterdam Music Festival é geralmente conhecido por ter os maiores nomes da EDM mainstream, como Axwell, David Guetta, Dimitri Vegas e Like Mike, Armin Van Buuren, Tiesto, e W&W. Geralmente o line-up não é muito grande, porém concentra o creme de la creme dos artistas mais famosos do momento em um evento que dura um dia apenas.

2. DLDK: Festival Don’t Let Daddy Know

Onde: Ziggo Dome, Amsterdã

Quando: Início de março

Gênero: EDM

Público: 25 mil pessoas

Don’t Let Daddy Know, ou DLDK Festival, é um grande festival de EDM localizado no maior local de eventos de Amsterdã, o Ziggo Dome. Grandes nomes como Don Diablo, Skrillex, Timmy Trumpet, Tiesto, Steve Angello e Laidback Luke já passaram por lá se apresentando num evento com sistema de som e iluminação de palco impecáveis que fazem dele um dos maiores festivais da Holanda.

O DLDK tem crescido cada vez mais desde seu início, como uma festa em Ibiza, e como detém o título de um dos mais famosos festivais de EDM da Holanda, você pode ter certeza que vivenciará as melhores vibez por lá.

3. Festival de Elrow Town

Onde: Armazém NDSM, Amsterdã

Quando: Primeiro final de semana setembro

Gênero: House + Techno

Público: 3,5 mil pessoas

Eu já disse isso e vou dizer de novo – a Elrow é provavelmente a festa mais divertida e maluca que existe na Terra. Se você ainda não a conhece, a Elrow é uma festa com estilo musical mais focado no House, Tech House e às vezes Techno, que possui seu maior foco na decoração e experiência para aqueles que a frequentam. 

A Elrow já percorreu dezenas de países com seus confetes, serpentinas, brinquedos infláveis e atores fantasiados brincando e interagindo com o público. Só vivendo pra saber do que eu estou falando!

A edição do Elrow em Amsterdã acontece no que costumava ser a maior fábrica de construção naval da Europa até 1979, e agora é, obviamente, um enorme armazém industrial para festas. Se isso não for motivo suficiente pra fazer você querer ir nesse evento, eu realmente não sei mais como te convencer!

4. Loveland Festival Amsterdam

Onde: Sloterpark, Amsterdã

Quando: Segunda semana de agosto

Gênero: House + techno

Público: 20 mil pessoas

O Loveland Festival é um festival de House e Techno que acontece já há um bom tempo, e vai celebrar sua vigésima quinta edição em 2022. O festival é completamente inclusivo e abre suas portas a cada verão em uma área outdoor à beira do lago do Sloterpark, em Amsterdã. 

O Loveland é mais do que apenas música – mas sim um festival completo de arte e música, onde você pode ir a diferentes áreas para apreciar instalações de arte, relaxar em redes e fazer compras nas lojinhas. Os palcos são sempre mais do que palcos, são também estruturas criativas e incomuns onde a junção entre arte e música se completam.

Para garantir uma experiência mais próxima, o Loveland reduz seus seis palcos para três no seu segundo dia de festival. Artistas de House e sonoridades underground que o Loveland viu no passado incluem Sasha, os irmãos Martinez, Pan Pot, Adam Beyer, Tale of Us, Marco Carola, Dixon e Henry Saiz.

5. Festival DGTL

Onde: Armazém NDSM, Amsterdã

Quando: Início de meados de abril

Gênero: House + Techno

Público: 5 mil pessoas

O DGTL (fala-se DIGITAL) é um festival underground em ascensão e possui sua edição principal em Amsterdã, além de edições ao redor do mundo que vão de Bengaluru, Santiago, São Paulo, Barcelona e Tel Aviv a Madrid. Localizado em um enorme e incrível armazém de construção naval, tem o clima perfeito para uma festa bem underground com muito Techno..

As estrelas da DGTL incluem Theo Parrish, Maya Jane Coles, Honey Dijon, Nachtbreaker e Floating Points, apoiados por nomes menores, mas igualmente talentosos, que estarão na vanguarda da cena.

6. Mysteryland

Onde: Haarlemmermeer, Holanda (5 k do aeroporto de Schipol)

Quando: Final de agosto

Gênero: Eletrônico, EDM, House, Techno

Público: 60 mil pessoas

O Mysteryland é um dos festivais de música eletrônica mais antigos de Amsterdã, acontecendo desde 1993, e é considerado um dos primeiros festivais da história a ser realizado somente com artistas de gêneros de música eletrônica.

Como o nome sugere, Mysteryland transporta você para outro mundo de fantasia com cenários coloridos incríveis, decorações, arte psicodélica e vibez no estilo Alice no País das Maravilhas. Você não encontrará um palco “normal” aqui – todos estão decorados para se assemelhar a algum cenário de conto de fadas.

O Mysteryland é um festival com camping que fica localizado entre os campos e as árvores de Haarlemmermeer, 25 km ao sul de Amsterdã. As atrações principais no passado foram de Hardwell, Sven Vath, Axwell /\ Ingrosso, Green Velvet, Loco Dico, Alesso, Jamie Jones, Dillon Francis, Headhunterz a Patrick Topping. Então, basicamente, tem de tudo um pouco dentro do guarda-chuva da música eletrônica.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com a sua galera!