Ainda em 2014, KVSH tinha a ideia de montar um espaço com a capacidade de “cuidar” de talentos. Anos mais tarde, em parceria com amigos, colocou a ideia para jogo e montou àquela que é agora a sua casa e a realização de um desejo cultivado por um longo tempo.
Com a perspectiva de “colocar um tom ácido na mistura homogênea da música eletrônica”, a Lemon Drops surgiu para fazer mais barulho e olhar menos para o ego, pensando na democracia do som e na pluralidade artística.
Para falar sobre tudo isso, conversamos com os fundadores da gravadora que, em menos de um ano de história, já vem conquistando grandes feitos na cena brasileira. Leia a entrevista, conheça mais sobre a sua história e confira algumas dicas infalíveis para ter sucesso ao enviar uma demo!
Quem fundou a gravadora? Quando ela foi inaugurada? O que os inspirou a criá-la?
Lemon Drops: A gravadora foi criada pelo KVSH, o Saulo do DISORDER, Gaspar (manager do Vintage Culture, KVSH, Bruno Be, Fancy Inc) e Maicon Fábio (ex-integrante da dupla sertaneja Maicon & Marlon).
O que nos inspirou foi a falta de espaço na cena brasileira para novos talentos. Queríamos ser o veículo para poder dar voz a estes artistas.
Onde está localizada a gravadora? O que vocês têm feito para fomentar a produção musical e artistas dessa região?
Lemon Drops: Ainda não temos uma sede física, mas em breve teremos aqui mesmo em BH. A cena de produção de Belo Horizonte já é extremamente difundida no Brasil. Vários artistas de prestígio começaram suas carreiras aqui, portanto temos tomado nossa cidade como exemplo a seguir para futuros talentos.
Criamos um podcast que se chama Lemon Cast, em que trouxemos vários Deejays aqui de BH que estão se destacando na cena para apresentarem os seus cases para o público em geral e a deejayzada nova também.
Vocês possuem artistas-chave que gostariam de indicar para a galera acompanhar os próximos lançamentos?
Lemon Drops: Das novas promessas que lançaram com a gente, acho que o pessoal deve ficar de olho no Dynamick (um menino de 15 anos que tem um futuro brilhante) e também o FLEU (ele também é daqui de BH e já tem suporte de praticamente todos os gringos do Tech House que você possa imaginar).
Como é composta a equipe de vocês?
KVSH – A&R
Saulo – A&R/Designer/Relacionamento
Gaspar – Parcerias
Yohan – Relacionamento/Plataformas Digitais
Maicon Fábio – Jurídico
Existe um som/subvertente ou uma ideologia comum que unem seus lançamentos?
Lemon Drops: Gostamos de tracks que funcionem tanto no Spotify quanto na pista. Acreditamos muito em sons futurísticos na pegada de labels gringas, por exemplo, a STMPD e a HEXAGON. Mas obviamente aceitamos todos os tipos de sons e escutamos tudo que o pessoal envia para a gente.
Quais são as top 9 tracks lançadas por vocês?
1 – Carola – Lo Que Soy (foi capa de várias playlist brasileiras, inclusive a MINT)
2 – KVSH – Gimme Gimme
3 – DISORDER – Around
4 – LOthief – Relief
5 – Clubbers – Show U
6 – Dynamick – Hostages
7 – Fleu – On My Lean
8 – Krieger & Talkz – Bring It On
9 – Vidro – Time To Waster
Qual é o conselho que vocês deixariam para quem quer enviar uma demo para vocês?
Lemon Drops: Caprichem na mix/master de vocês. A gente recebe muita ideia legal, mas que o pessoal realmente ainda não tem essa percepção de que para se lançar uma track em nível profissional você precisa de uma mix e master profissionais.
Descrevam sua track de maneira coesa também. Temos o campo descrição que é para se usar e não para colocar um simples “Espero que gostem”.
Deixe algumas dicas do que um artista não deve fazer na hora de abordar uma gravadora:
Lemon Drops: O principal é não dizer algumas coisas que podem demonstrar insegurança, por exemplo, recebemos muitas demos com descrições dizendo que aquela é a primeira música que a pessoa fez. Poxa! Isso não agrega em nada para você, só vai fazer o A&R provavelmente imaginar que a sua track ainda não está pronta e que provavelmente ele nem deveria perder o tempo escutando ela. Fale coisas positivas sobre sua música, sobre o que ela é, quais suas inspirações que o levaram a produzir aquilo. Sejam criativos e confiantes.
Curtiu conhecer mais sobre a história e as dicas da Lemon Drops? Quer ter a chance de lançar por lá? Siga as dicas e envie a sua demo pelo formulário da gravadora lemondropsrecords.com.br/demos