Queria eu ter vivido os primórdios da cena eletrônica no Brasil, somando com uma galera revolucionária para fazer o estilo dar certo no país e experimentar tudo pela primeira vez: a ascensão do House ao Techno, dos clubes e das primeiras raves.
E assistindo aos documentários aqui listados, a sensação foi exatamente esta: pertencimento a um movimento que fica mais forte e evidente a cada dia que passa. Produzir eventos de música eletrônica em um país que antes era dominado por outros gêneros, gerou muito preconceito para ter o apreço que tem hoje.
Então, se você, assim como eu, começou a gostar de música eletrônica com uma cena bem solidificada, grandes eventos, artistas de todos os cantos tocando por aqui, você precisa entender como tudo começou. Você precisa ouvir de quem fez acontecer.
Por isso, recomendo aqui dois documentários para você viajar no tempo e ver que, mesmo com toda a evolução, a música eletrônica no Brasil ainda tem muito o que se desenvolver para continuar rompendo barreiras.
Documentário: 10 ANOS de MÚSICA ELETRÔNICA no Brasil
Em 1989, a House Music chegou destronando outros ritmos, invadindo as pistas e aguçando a criatividade dos DJs pelo Brasil. A partir de 1990, surgiram as primeiras casas noturnas voltadas para música eletrônica e, desde então, o Brasil vem movimentando uma indústria gigantesca, gerando clubes, festas, artistas e novas vertentes todos os dias.
Neste documentário você verá a importância do Drum and Bass na exportação do produtor musical brasileiro, as competições de discotagem, como as produções musicais foram tomando forma, além das performances que fugiam do DJ set, sendo contadas por personalidades que fizeram a cena acontecer!
Documentário sobre a cena da música eletrônica em São Paulo [do under ao over]
Uma verdadeira viagem aos primórdios da música eletrônica, com foco na cidade de São Paulo, este documentário mostra a evolução da cena dos anos 1980 aos anos 2000, com depoimentos de DJs lendários do início da cena, bem como donos e promotores de clubes que agitaram as noites daquele tempo na cidade.
As participações especiais passam por: DJ Renato Lopes, Dj Mau Mau, Dj Marky, a Dj Renato Coehen, Dj Rica Amaral, além do jornalista especializado em cultura rave Camilo Rocha (do site Nexo), a promoter Oscar Bueno e Eli Iwasa, naquela época, também promoter!
Curtiu? Compartilhe com a sua galera! E se quiser mais indicações de documentários sobre música eletrônica, aqui tem sobre clubes de Ibiza e Berlin, aqui sobre festivais de Trance e aqui sobre artistas de renome mundial!